03 março, 2015

Teori deve retirar sigilo só depois de analisar pedidos de Janot um a um

Pas de deux Rodrigo Janot e Teori Zavascki combinam passo a passo os procedimentos que serão adotados a partir da entrega, pelo procurador-geral da República, das cerca de 40 petições sobre os políticos a serem investigados no âmbito da Operação Lava Jato. O relator do caso no STF retirará o sigilo dos pedidos de abertura de inquérito apenas depois de ler a fundamentação de cada um e tomar a decisão. A partir disso, será possível saber os nomes, a justificativa de Janot e a decisão de Zavascki.

Tempo Os pedidos chegarão ao gabinete de Zavascki, e somente serão registrados após a decisão do relator. A retirada do sigilo pode levar de dias a semanas, segundo pessoas que acompanham a rotina dos trabalhos no STF.

Sem trégua O ministro tem dito a assessores que trabalhará “dia e noite” para acelerar a publicidade dos nomes, pois entende a mobilização gerada pelo caso.

Vai… O PSDB decidiu que Pedro Barusco será o primeiro a ter a convocação pedida na CPI da Petrobras. O ex-gerente da estatal disse, em delação premiada, ter recebido propina em 1997 e 1998.

… ou racha Os tucanos esperam que Barusco diferencie corrupção “pessoal” do esquema que teria vigorado a partir do governo Lula, para tentar impedir que a investigação recue à era FHC.

Yin e yang Deputados do PSDB dizem que a atual relação de cooperação entre o partido e o PMDB pode virar de cabeça para baixo após a divulgação da lista de Janot. “É um equilíbrio muito dinâmico”, brinca um tucano.

Alhos Advogados de empreiteiras citadas na Operação Lava Jato são unânimes em afirmar que a briga entre o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União não influencia possíveis acordos de leniência.

Bugalhos O argumento geral é que eventuais acertos celebrados com a CGU não têm consequência no âmbito criminal, no qual o MPF trabalha para que os executivos sejam condenados e presos.

Submersão Os defensores das empresas também comemoram a trégua que devem ganhar, com as atenções voltadas à lista de Janot.

Conselhão 2.0 Parte do núcleo político do Planalto passou a considerar a ampliação do G6 –grupo de seis ministros que aconselha Dilma– para incluir o vice-presidente Michel Temer.

Mesura O aceno à participação foi feito no jantar desta segunda-feira com o PMDB.

Tricô Na comemoração de 450 anos do Rio, Dilma e a mulher de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) conversaram sobre dietas.

 Cláudia Cruz ficou de enviar à presidente uma sugestão de “glúten seguro”.
apode0303paineel
Menu De um deputado peemedebista, antes do jantar de Dilma com líderes da sigla: “Espero que ao menos o cardápio seja bom, porque a pauta vai ser indigesta”.

Muy amigos Senadores do PMDB procuraram Renan Calheiros (AL) na tarde de segunda para desestimulá-lo a ir ao jantar com Dilma. Diziam que não havia o que celebrar e que nada relevante seria discutido numa mesa com mais de dez pessoas.

Gradual Apesar de Joaquim Levy (Fazenda) defender superávit de 1,2% neste ano, o relator do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), vai propor um escalonamento da meta, com 1% em 2015 e 1,5% no ano que vem.

Bunker A maior resistência ao ajuste econômico se concentra no PT no Senado. A bancada petista não recebeu convite para discutir o tema com Dilma ou o ministro.

TIROTEIO
A presidente está no mundo da lua. Deve estar desnutrida: ninguém pode tocar um país com 800 calorias ao dia por três meses.
DE CÁSSIO CUNHA LIMA (PB), líder do PSDB no Senado, sobre Dilma ter dito que o Rio é uma “galáxia” e que “a Via Láctea é fichinha” perto da cidade.

CONTRAPONTO
Jovens por mais tempo
Depois de evento no Palácio dos Bandeirantes, em fevereiro, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, posou para fotos com dois antigos militantes do PSDB, recém-egressos da Juventude Tucana, que hoje assessoram políticos do partido.
Depois de rememorar a época a atuação partidária da dupla, Alckmin brincou:
–A Juventude do PSDB é assim: o piso de idade é de 35 anos!
Os dois deram risada, mas fizeram questão de lembrar que têm, respectivamente, 32 e 34 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.