15 março, 2015

Manifestações pelo país ganham destaque na imprensa internacional


Protestos de março de 2015




Os protestos que reúnem mais de um milhão de brasileiros neste domingo (15) repercutiram também em veículos da imprensa internacional. 

O jornal The Guardian, em sua página na internet, publicou que centenas de milhares de brasileiros "predominantemente brancos e de classe média" foram às ruas em defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

As manifestações, segundo a publicação, foram motivadas pela frustração relacionada à economia, à política e ao "grande escândalo político" na Petrobras. Nomes da oposição também são citados, a exemplo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). 

Já a Bloomberg justificou os atos deste domingo como uma resposta à insatisfação dos brasileiros com o alto valor dos impostos e a gasolina, por exemplo. A publicação destaca que os protestos podem ser maiores do que aqueles ocorridos em junho de 2013. 

As manifestações também foram destaque na Espanha. "Brasil pede por mudanças em um dos maiores protestos de sua história" foi destaque do site do El País neste domingo.
A publicação espanhola destaca que a multidão em São Paulo, com um milhão de pessoas nas ruas, é a maior da história da democracia brasileira. 

Os protestos também foram destaque no site do argentino Clarín, que lembrou que as manifestações brasileiras coincidem com os 30 anos da redemocratização no país. "Vestidos de verde e amarelo, as cores da bandeira brasileira, os manifestantes mostravam cartazes que pediam por mudanças na política e também a destituição da presidente Rousseff", afirma a publicação. 

O site da BBC dá ênfase ao pedido dos manifestantes pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, alegando que brasileiros pedem por sua saída devido ao envolvimento nos escândalos da Petrobras. O texto também retoma os protestos que aconteceram na última sexta-feira, que reuniu manifestantes de movimentos sociais alinhados ao governo federal. 

O Financial Times retoma os protestos de junho de 2013, além de mencionar um clima instabilidade política, provocado, dentre outros motivos, pela desvalorização histórica do real frente ao dólar e as medidas do ajuste fiscal proposto pelo governo.


FOLHA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.