15 março, 2015

Protestos contra o governo já reúnem mais de 90 mil pessoas em 11 capitais


Um petista tentou tumultuar em protesto na Praia de Copacabana.


Ampliar

Protestos de 15 de março pelo país

Manifestantes se reúnem em ato para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Diversas cidades do país recebem neste domingo (15) manifestações organizadas para criticar o governo Leia mais Sergio Lima/Folhapress

Mais de 90 mil de pessoas protestam contra o governo federal na manhã deste domingo (15) em pelo menos 11 capitais do país, sem registro de incidentes até o momento. Outras capitais têm protestos marcados para esta tarde.

Em Brasília, os manifestantes ocupam o eixo monumental, com cerca de 30 mil pessoas marchando em direção ao Congresso Nacional, segundo estimou às 11h30 a Polícia Militar (PM). A passeata saiu do Museu da República e irá se concentrar em frente à sede do legislativo. Um cordão de policiais faz isolamento do Congresso para evitar invasões. Um carro de som "proíbe" bandeiras vermelhas e de partidos políticos.

No Rio de Janeiro, 15 mil pessoas ocuparam a faixa de areia e a pista da orla de Copacabana e caminham em direção ao Leme. Ao todo, 850 policiais acompanham o protesto, entre eles 250 do Batalhão de Grandes Eventos. Em uníssono, eles gritam frases como "Fora Dilma", "o PT roubou" e "a nossa bandeira jamais será vermelha".

Na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, 20 mil pessoas lotam o local. Muitas usam camisetas da seleção brasileira, enquanto outras pintaram os rostos em verde e amarelo e usam apitos. O tráfego de veículos no entorno da praça está fechado.

Em Salvador, os manifestantes marcaram encontro no Farol da Barra, onde 4.000 pessoas realizam o protesto pacífico. Boa parte usa cartazes para demonstrar a insatisfação com os rumos políticos do país. 

No Recife, os manifestantes saíram em passeata pela avenida Boa Viagem. A concentração começou às 9h, e a movimentação segue durante toda a manhã e tarde. O clima só esquentou quando algumas pessoas pediam uma intervenção militar, mas não foram bem recebidas. Segundo a PM, cerca de 3.500 pessoas estavam presentes na manifestação por volta das 11h.

Em Fortaleza, cerca de 6.000 pessoas participavam do protesto na praça Portugal. O protesto é pacífico e há muitas crianças. Manifestantes também usam bicicletas. O trânsito nas ruas do entorno foram fechadas para evitar problemas.

Em Manaus, cerca de 10 mil pessoas participam do ato contra a presidente na praça Congresso, no centro da capital amazonense. Os líderes do movimento recolhem assinaturas para enviar aos legislativos cobrando o impeachment. 

Em Belém, cerca de 2.000 pessoas se reúnem na praça da República, onde ocorre o protesto contra o governo --o mesmo local onde manifestantes se reuniram na sexta-feira (13) em ato de defesa da Petrobras.

Em Maceió, o protesto acontece no corredor Vera Arruda, na praia de Jatiúca. No local há faixas com os dizeres "SOS Militares", defendendo uma nova intervenção armada no país e dizendo que os militares "são os únicos que podem fazer a verdadeira reforma política."

Em São Luís, centenas de pessoas se concentram na avenida Litorânea e fazem um percurso de 6 km. Ainda não há dados oficiais sobre quantidade de pessoas.

Em Aracaju, a manifestação ocorre nos Arcos da Orla. As pessoas começaram a chegar por volta das 9h30 apenas, já que choveu no início da manhã na capital. Segundo a Polícia Militar, 450 pessoas participavam do movimento por volta das 11h. Um painel foi montado para que as pessoas gravassem as marcas das mãos em verde e amarelo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.