24 março, 2015

Transferidos, réus da Lava Jato podem assistir TV, mas banho é coletivo


  • Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
    Renato Duque deixa a custódia da PF rumo ao complexo médico-penal de Pinhais
    Renato Duque deixa a custódia da PF rumo ao complexo médico-penal de Pinhais
Relatório da Polícia Federal mostra que em seu novo endereço, no Complexo Médico-Penal, localizado em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), empreiteiros, operadores de propinas, executivos e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque - todos réus da Operação Lava Jato - poderão assistir TV e ouvir rádio. Eles também terão direito a banho de sol todos os dias por uma hora.

Nas celas do presídio não há chuveiro individual, ou seja, o banho é coletivo. E o vaso sanitário é o chamado 'boi', um buraco no chão - o preso tem de ficar de cócoras, sentado sobre os calcanhares.

Nesta segunda feira (23), a Justiça Federal mandou transferir 12 alvos da Lava Jato para o Complexo Médico-Penal, acatando solicitação da Polícia Federal. Em ofício ao juiz Sérgio Moro, que conduz todas as ações da Lava Jato, a PF alegou que não cabia mais tanto preso na Custódia da corporação.

Outro argumento usado pela PF é que poderão "por acaso" ocorrer novas prisões no curso da Lava Jato. "No Complexo há médicos, inclusive psiquiatras e fisioterapeutas", destaca o relatório da PF, subscrito pelo delegado federal Ivan Ziolkowski.

As celas do presídio são "no mínimo 80% maiores" que as mais amplas celas da Superintendência da PF na capital paranaense. As visitas podem ser realizadas às sexta feiras, "no período vespertino, no pátio do complexo".

O pátio onde os prisioneiros da Lava Jato poderão receber seus familiares "é local amplo, aberto, com mesas e bancos". Pelas regras da nova casa dos réus da investigação sobre esquema de corrupção e propinas na Petrobras a visita dos advogados pode ocorrer a qualquer dia da semana.

Ampliar

Operação Lava Jato da PF

24.mar.2015 - O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque deixa a custódia da Polícia Federal em Curitiba (PR) rumo ao complexo médico-penal de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. A Justiça Federal do Paraná determinou a transferência de 12 presos da Operação Lava Jato para o presídio Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.