15 março, 2015

Oposição vê depoimento de Youssef como caminho para impeachment

Caminho das pedras Embora não defenda publicamente o impeachment de Dilma Rousseff, a oposição aposta no depoimento de Alberto Youssef à CPI da Petrobras como o caminho jurídico para embasar um eventual pedido, caso as manifestações pela saída da presidente ganhem força. O doleiro disse em delação na Lava Jato que Dilma e Lula sabiam dos desvios na estatal. Para os oposicionistas, a oitiva de Youssef pode ter no petrolão o mesmo impacto que a de Duda Mendonça teve no mensalão.

Alvará Tucanos estudam como contornar um ato da Mesa da Câmara, de 2006, que impede que presos sejam ouvidos em comissões da Casa, para escutar o doleiro ainda em março.

Telefone… O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) vai apresentar um requerimento para ter acesso a todas as denúncias que chegaram à Ouvidoria da Petrobras e a quebra de sigilo telemático dos terminais do órgão.

… sem fio Chegaram à CPI relatos de que a ouvidoria recebeu várias denúncias de irregularidades e as repassou à presidência da estatal.

A conferir Em depoimento na semana passada, o ex-presidente Sérgio Gabrielli disse que nunca foi informado sobre corrupção na empresa.

Ordem dos fatores Nas conversas que teve com parlamentares e empresários nas últimas semanas, Joaquim Levy (Fazenda) demonstrou contrariedade com o papel de causador da recessão que tentam lhe imputar.

Ovo e galinha O ministro tem dito que as medidas de ajuste fiscal que está adotando são “consequência” e não “causa” da desaceleração provocada pela equipe econômica que o antecedeu.

Dinastia O empresário Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, teceu críticas abertas a Dilma em almoço com dirigentes da entidade do futebol, como o presidente José Maria Marín, na última quarta-feira, no Rio.

De berço Fernando disse que acompanha política “desde criança” e que nunca viu um presidente “tão perdido” quanto Dilma. Para o filho de José Sarney, a presidente está “isolada” e é assessorada por um ministério “pífio”.

Reação 1 Para tentar sair das cordas no debate político, o governo enviará nesta semana ao Congresso o pacote anticorrupção, promessa de Dilma na campanha.

Reação 2 São duas as principais medidas: a regulamentação da lei anticorrupção, para eliminar divergências de interpretação, e o projeto de lei que tipifica o crime de caixa 2 eleitoral, impondo sanções para sua prática.
apode1503painel (1)

Pra torcida O governo também vai submeter a deputados e ao Bom Senso FC o texto final da medida provisória sobre a renegociação das dívidas dos clubes de futebol, incluindo uma contrapartida das equipes.

Tiro de meta A redação foi finalizada na sexta-feira. Em janeiro, Dilma vetou texto aprovado pelo Congresso sobre o tema que não exigia compensações dos times.

Cimento Nelson Barbosa (Planejamento) convocou a Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) para reunião nesta segunda-feira no Ministério das Cidades para debater a terceira fase do Minha Casa Minha Vida.

Duplo… O ministro Pepe Vargas articulou café da manhã nesta quarta-feira de líderes partidários com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu.
… comando A iniciativa já faz parte da nova tentativa de divisão de tarefas na coordenação política do governo.


TIROTEIO
A presidente da República, hoje, é refém de Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Se os dois estalarem os dedos, Dilma não governa.

DE AÉCIO NEVES (MG), presidente nacional do PSDB, sobre a relação entre o governo e o Congresso, que oscila entre ameaças e tréguas pontuais.


CONTRAPONTO

Reclamando de barriga cheia
No início de 2013, pouco após as eleições municipais do ano anterior, um grupo de prefeitos aliados de Geraldo Alckmin (PSDB) que acabara de tomar posse procurou o governador para uma sessão de lamentações.
 
Os políticos reclamaram da situação em que encontraram as administrações locais e pediram mais recursos:
–Está o caos. Falta remédio, os salários estão atrasados, há máquinas quebradas, ameaça de greve… –enumerou um dos prefeitos.

–Se não fosse assim, talvez vocês não tivessem ganhado –respondeu o governador, sem prometer ajuda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.