03 março, 2015

Janot deve dividir em núcleos fáticos pedido de inquéritos contra políticos

O quebra-cabeças O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve dividir em “núcleos fáticos” o pedido de abertura de inquéritos contra políticos com foro privilegiado citados na Operação Lava Jato. Até a semana passada, a equipe que o auxilia no processo trabalhava com cerca de 40 núcleos. Cada um diz respeito a um fato específico, citado por um ou mais delatores dos desvios na Petrobras. Os mesmos políticos podem aparecer simultaneamente em mais de uma investigação.
Monumento Cada pedido deve dar origem a um inquérito. Há dúvidas entre advogados se Teori Zavascki relatará todos eles ou se haverá uma redistribuição no STF.

Para lembrar No mensalão, depois da denúncia já apresentada –fase posterior à que o petrolão deve começar–, foram dois anos até a abertura da ação penal e mais cinco até o julgamento.

Magoei A bancada do PSDB na Câmara não ficou satisfeita por ter sido excluída do encontro do alto escalão tucano que traçou a estratégia para as manifestações de 15 de março. O líder dos deputados, Carlos Sampaio (SP), não foi convidado.

Pivô Sampaio brigará pela indicação do tucano Antonio Imbassahy (BA) para uma das sub-relatorias, caso a descentralização dos trabalhos seja aprovada pelo comando da CPI da Petrobras.

Biotônico O PSC anuncia nesta terça que seus 13 deputados passarão a integrar o bloco de oposição na Câmara

Caravana Cerca de 60 dirigentes de centrais sindicais desembarcam em Brasília na terça. Por três dias, se reunirão com líderes de partido para tentar reverter mudanças nos benefícios trabalhistas.

apode0203paiinel

Desapega Móveis do gabinete do senador José Serra (PSDB-SP) continuam com etiquetas de identificação de Eduardo Suplicy (PT-SP), que passou 24 anos na Casa.

Foice A briga nos bastidores pela indicação para a cadeira de Joaquim Barbosa no Supremo ficou mais acirrada devido à percepção geral de que a PEC da Bengala será mesmo aprovada, adiando a abertura de novas vagas.

Mácula 1 Há no STF a avaliação de que a demora de Dilma em nomear o novo ministro prejudica a presidência de Ricardo Lewandowski.

Mácula 2 O presidente da corte tem deixado de pautar os principais julgamentos pendentes para evitar que o quórum de dez magistrados leve a empates.

Menos dois No Tribunal Superior Eleitoral, a indecisão de Dilma também se faz sentir. O mandato de Luciana Lóssio acabou na semana passada, e agora são dois titulares a menos na corte.

Tóxico O Cratod, centro do governo paulista que gerencia as internações de viciados em drogas, recebeu em dezembro os primeiros casos de heroína. Três sul-africanos foram encaminhados para se desintoxicar por 45 dias num centro parceiro.

É minha Três deputadas estão “se matando” pela indicação tucana à primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa paulista, nas palavras de um colega.

Eu também Analice Fernandes e Maria Lúcia Amary teriam ambas recebido apoio de Fernando Capez, o nome do partido para a presidência da Casa. Célia Leão, ao saber, manifestou interesse.

E ela? Na reunião com o MTST após protesto contra crise hídrica, o governo Alckmin tentou jogar a bomba no colo de Dilma. Questionou o movimento sobre promessa do Planalto de desonerar empresas de saneamento.


TIROTEIO
“Ou Joaquim Levy se curva e deixa de falar das irresponsabilidades da presidente Dilma ou não demora muito na cadeira.”
DE ROBERTO FREIRE, presidente do PPS, sobre a reprimenda que a presidente Dilma Rousseff deu em seu ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

CONTRAPONTO
Bem-casado
No casamento do secretário paulista Edson Aparecido (Casa Civil), a fama de muquirana do noivo era um dos assuntos preferidos nas rodas de conversa. A festança aconteceu no sábado (28), no antigo hospital Matarazzo, com presença maciça de políticos.
O presidente do PSDB em São Paulo, Duarte Nogueira, elogiava a produção do amigo:
–Para quem tem escorpião na carteira…
O deputado Silvio Torres brincou com o noivo:
–Ele finalmente conseguiu descontar o cheque do banco Bamerindus que guardava na carteira até hoje…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Olhar de Coruja apoia AMIR SANTOS - No 5 - candidato a DIRETOR DE PLANEJAMENTO NA PREVI