02 março, 2015

Desfiliação em massa no PT. Cresce o nº de pessoas que abandonam o partido em todo o país.

Bandeira-PT1

O número de filiados descontentes com o Partido dos Trabalhadores tem sido uma das maiores preocupações da cúpula do PT nos últimos meses, Embora seja um assunto mantido em sigilo, eventualmente fontes internas vazam casos de dezenas de desfiliações diárias em praticamente todo o país.

A onda antipetista que atinge o partido entre a população e também internamente tem causado bastante desconforto entre os dirigentes. As contribuições financeiras dos filiados estão caindo a níveis tão preocupantes que o partido já determinou o combate à corrupção interna, que também é grande. Temendo o pior, o PT aprovou uma nova regra que agiliza os processos de punição a corruptos. A expectativa é de um expurgo imediato dos quadros partidários.

Um bom exemplo da debandada vem do PT de Caruaru, que perdeu de uma só vez 32 filiados. A grande baixa ocorre após a desfiliação de militantes históricos da sigla, a exemplo de Paulo Naílson, Tânia Bazante e professor Reginaldo. De acordo com Mário Flávio, em seu blog, os mais de 30 ex-integrantes estão ligados a Hérlon Cavalcanti, que também deixou o PT.

Na ocasião, foi divulgada uma carta coletiva que o leito acompanha abaixo:
Carta de desfiliação coletiva do PT de Caruaru

Ao Presidente do Municipal do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Caruaru
 
Sr. Adilson Lira

Venho por meio deste, comunicar que, em discussão realizada pelo grupo ‘Semeando Estrelas’, ficou determinado, imediatamente, a DESFILIAÇÃO COLETIVA de 32 integrantes do PT de Caruaru.
 
Os motivos políticos que levaram a essa decisão são muitos. Assim sendo, solicitamos ao Diretório Municipal que encaminhe a Justiça Eleitoral os afastamento e registros de todos e todas na lista que segue em anexo.

Hérlon Cavalcanti Presidente do coletivo ‘Semeando Estrelas’


Lista de nomes para DESFILIAÇÃO COLETIVA (conforme carta enviada ao Presidente do Municipal do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Caruaru Sr. Adilson Lira)

1. ALANO CLEMENTE TORRES DE ARAUJO 2. ANDERSON CRISTOVAM DE OLIVEIRA 3. ARMERSON VILANOVA TENORIO 4. BRUNO HENRIQUE DA SILVA 5. EDILSON LIRA DA LUZ 6. EDNA MARIA SANTOS DA LUZ 7. FABIO HENRIQUE PEREIRA 8. HALINSON JONES DE OLIVEIRA SOUZA 9. HELIO HENRIQUE DE FIGUEIREDO CAVALCANTI 10. HILARIO LINO DE SOUZA 11. INACIO LUIZ FALCAO JUNIOR 12. JOSE DORGIVAL TABOSA 13. JOSE ERIVONALDO DA SILVA 14. JOSE GILVAN DA SILVA RODRIGUES 15. JOSE NELSON DE ALMEIDA LIMA 16. JOSE ROBERTO RODRIGUES 17. JOSEFA HERMELINDA DE SOUZA 18. JOSEFF RICHARD FALCAO 19. LUCAS GUILHERME BARBOSA CAVALCANTI 20. MAGALY SIMONE FIGUEIREDO CAVALCANTI 21. MAITE OHAMA DE FIGUEIREDO CAVALCANTI 22. MANOEL NERISVALDO RODRIGUES ALVES 23. MARCELO DA SILVA 24. MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA SILVA 25. MARIA LUCIA DA SILVA 26. OLEGARIO FERNANDES FILHO 27. PEDRO TARSIS DE ALMEIDA MACEDO 28. REJANE DE FIGUEIREDO CAVALCANTI 29. SAFIRA SONALYS MATIAS DE FIGUEIREDO 30. SERGIO BARBOSA DE LIRA 31. TADEU CASSIMIRO BEZERRA 32. THIAGO ITALO SANTOS LIMA

Em Pernambuco, Cerca de 20 pessoas protocolaram a saída, maior parte deles compõem a tendência Lutas e Massas (PTLM), liderada pelo membro da Executiva Nacional, Gilson Guimarães. “Identificamos que o PT de Pernambuco está totalmente desconectado com a realidade social” declarou, ao justificar a debandada em massa.
As perspectivas de Guimarães são ainda mais sombrias para o futuro do PT no estado. “O primeiro momento é construir um diálogo, com os outros filiados – somos quase 5.000 – para construir um debate e definir o nosso rumo”, observou. De acordo com ele, a expectativa é que alguns membros do PTLM deixem o partido.

Em São Paulo, a situação não é diferente. Antes mesmo do pronunciamento de Marta Suplicy onde previu o fim do partido, vários militantes de peso já haviam abandonado a legenda. Lula está muito preocupado com a saída “negociada” de Marta, pois isso pode causar mais uma sangria nas fileiras do partido. Segundo aliados próximos do ex-presidente, Lula estaria disposto a atuar como articulador de uma saída de Marta do partido para evitar que a ex-prefeita e ex-ministra da Cultura provoque danos ainda maiores ao governo e ao PT.

Desde que disponibilizou o formulário de contato no topo do site para seus leitores, a redação do Domínio do Fato tem recebido centenas relatos de pessoas decepcionadas com o PT. Muitos são filiados e simplesmente deixaram de recolher a contribuição partidária. Pelo estatuto da legenda, filiados são obrigados a pagarem a chamada contribuição partidária. Há casos extremos, onde pessoas mudaram de endereço para fugir do embaraço de sua ligação com o partido.




    DOMÍNIO DO FATO
==================
INFORMAÇÃO COM INDEPENDÊCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.