26 fevereiro, 2015

Partidos da base querem que PT se comprometa publicamente com ajuste

Ordem unida Dois dias depois do jantar que parecia ter selado o apoio ao pacote do ajuste fiscal do governo, o PMDB recuou algumas casas e vai esperar o PT se comprometer com as medidas antes. A pressão sobre o partido de Dilma Rousseff vem também das demais siglas da base aliada. Caberá a Lula enquadrar o comando petista e exigir que o partido divulgue nota apoiando publicamente as medidas e cobrando votação favorável em bloco de seus deputados e senadores.

Aviso prévio O entorno presidencial avalia que é questão de tempo a substituição de Pepe Vargas na articulação política do governo.

Decorativo O ministro, que não integrou a comitiva da viagem de Dilma à Bahia, não vai pilotar a negociação do ajuste econômico no Congresso e deve se ocupar apenas do “varejo” e só do PT.

Filial Além do posicionamento do PT em defesa do pacote, peemedebistas querem que a CUT deixe de fazer campanha contra as medidas.

DDD Aloizio Mercadante (Casa Civil) começou a procurar os governadores para conversar. Paulo Hartung (PMDB-ES), que apoiou Aécio Neves na campanha, deve se reunir com Dilma para discutir política e economia.

Aí não A Secom da Presidência diz que Dilma nega que o governo negocie com a direção da Petrobras os valores a serem estimados em perdas com corrupção no balanço de 2014. Setores do governo queriam que a estatal calculasse entre R$ 2,1 bilhões e R$ 3,9 bilhões em perdas.

Barreira A presidente determinou que o Planalto mantenha distância da condução do fechamento do balanço, para não dar margem a sanções dos órgãos reguladores ou rebaixamento da nota por outras agências de risco.

Dupla A equipe do governo quer que Aldemir Bendine lidere os contatos com as outras agências para evitar novos rebaixamentos, mas Joaquim Levy (Fazenda) também vai entrar no circuito.

Minotauro Um auxiliar dá a dimensão da preocupação do governo com o contágio da decisão da Moody’s: “Será um trabalho hercúleo para convencer as agências”.

O inimigo… O deputado Julio Delgado (PSB-MG) vai apresentar requerimento para convocar Ademir Bendine a prestar depoimento na CPI da Petrobras, que será instalada nesta quinta-feira.

… é outro A justificativa será a necessidade de o presidente da estatal explicar a relação da Operação Lava Jato com a queda da avaliação da empresa e a responsabilidade da diretoria nos episódios.

Que hora Deputados temem que aprovação do pacote de bondades para a Câmara faça com que os protestos do dia 15, focados inicialmente no Executivo, se voltem para o Legislativo.

Curtindo a vida… O juiz Flávio de Souza, titular da 3ª Vara Federal do Rio, flagrado dirigindo um Porsche de Eike Batista, recebeu de colegas o apelido de Ferris Bueller.

‌… adoidado Trata-se de uma referência ao personagem de Matthew Broderick que pegava a Ferrari do pai de um amigo para matar aula no filme clássico dos anos 80.

Visitas à Folha Reda Mansour, embaixador de Israel no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Boaz Albaranes, cônsul para assuntos econômicos em São Paulo, e Benny Spiewak, consultor.

Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água, visitou ontem a Folha. Estava com Rebeca Lerer, assessora de Comunicação.

TIROTEIO
No dia em que Lula finge que defende a Petrobras, a empresa perde o grau de investimento. Só falta Dilma culpar FHC.
DE CARLOS SAMPAIO (SP), líder do PSDB na Câmara, sobre a agência de classificação de riscos Moody’s ter rebaixado em dois graus a nota da estatal.

CONTRAPONTO

Imagem é tudo
O vice-presidente da República, Michel Temer, reuniu ministros e parlamentares do PMDB na última segunda-feira no Palácio do Jaburu para discutir as medidas que compõem o pacote de ajuste fiscal.

Antes do jantar e das falas da equipe econômica e dos políticos, os fotógrafos que aguardavam na entrada foram chamados para fazer algumas imagens. Diante dos jornalistas, os convidados ficaram subitamente sérios.

–Gente, por favor, um sorriso –pediu o anfitrião.

Quando todos aquiesceram, Temer completou:
–Desse jeito ia parecer que a reunião começou mal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.