01 fevereiro, 2015

Candidatos lançam petição para impedir selfie de voto para presidência da Câmara

Os candidatos Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ) assinaram uma petição pedindo aos deputados que se comprometam a não tirar fotos do voto para presidente da Câmara dos Deputados para comprovar a escolha dos postulantes.


Nesta semana, Chico levantou a suspeita sobre uma possível fraude na eleição para presidente com o uso de celular para tirar fotos de dentro da cabine de votação. O voto é secreto para a escolha de membros das Mesas Diretoras do Congresso.


"O PSOL é a favor do voto aberto para todas as situações. Mas como isso ainda não é possível, eu acho que a gente deve cumprir à risca e fazer como o sistema eleitoral geral. Fazer com que seja proibido usar celular na cabine de votação. Já existe um 'zum zum' aí de que pode ser que cobrem a fidelidade do voto fotografando com o celular. Isso aí seria absurdo", declarou Chico na última quarta-feira (28).


Segundo Chico, a petição está sendo apresentada aos líderes dos partidos e aos outros dois candidatos à presidência Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

"Será difícil garantir, o deputado Miro Teixeira, que preside as sessões de hoje, já disse que 'o parlamentar é soberado, é senhor de si'. Mas pelo menos inibe um comportamento como este", disse o deputado do PSOL.


A disputa para presidência promete ser acirrada entre Cunha e Chinaglia, os dois principais concorrentes. O peemedebista conta com o apoio de sua sigla, do PTB, SD, DEM, PRB, PSC e PP, o que lhe renderia cerca de 200 votos. O petista tem apoio de seu partido, do PSD, PROS, PCdoB, PDT e PR, somando 179 deputados.




Deputados eleitos tomam posse na Câmara  

1º.fev.2015 - Deputados se preparam para a cerimônia de posse dos candidatos eleitos, no Plenário da Câmara, em Brasília, neste domingo (1º). Dos 513 deputados federais que serão empossados, apenas 198 (38,6%) partem para o primeiro mandato. Outros 289 (56,3%) são remanescentes da legislatura passada e 26 (5,1%) são ex-parlamentares que voltam à Casa após pelo menos quatro anos fora Leia mais Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.