03 fevereiro, 2015

Dilma troca liderança do governo na Câmara após vitória de Eduardo Cunha

A presidente Dilma Rousseff decidiu trocar a liderança do governo na Câmara dos Deputado e convidou o deputado José Guimarães (PT-CE) para assumir o posto. O ministro Pepe Vargas (Relações Institucionais) foi quem fez o convite ao congressista. 

Ele assume o posto após o governo sofrer uma derrota histórica na disputa pela presidência da Câmara com a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) –que foi contabilizada na conta da articulação política do Planalto – e vai substituir o deputado Henrique Fontana (PT-RS). Durante a disputa pelo comando da Casa, Cunha afirmou que o PMDB não negociaria mais com Fontana

O peemedebista ficou incomodado com a defesa do petista pela participação de ministros na disputa pela presidência para viabilizar a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que foi derrotado. 

A troca agrada a corrente majoritária do PT, a CNB, que reclama de falta de interlocução e cargos no governo Dilma. 

Guimarães foi líder do PT em 2013, quando o partido enfrentou o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele é irmão do ex-deputado José Genoino (PT-SP), condenado e preso no escândalo, e teve um assessor preso com dólares na cueca em 2005.
Segundo assessores de Dilma, o novo líder foi escolhido pelo trânsito com os partidos da base aliada e até com líderes da oposição. Com o novo líder, a presidente espera reconstruir pontes com Eduardo Cunha. 

Fontana –ligado à Mensagem ao Partido, corrente de José Eduardo Cardozo e Tarso Genro– afirmou que colocou o cargo à disposição do governo nesta segunda-feira, depois que Cunha foi eleito. 

Vice-líderes ainda não estão definidos. 



Joel Rodrigues - 23.abr.14/Folhapress
O deputado José Guimarães (PT-CE), convidado para ser o novo líder do governo na Câmara
O deputado José Guimarães (PT-CE), convidado para ser o novo líder do governo na Câmara

FOLHA

Muito bom! Este nojento cuequeiro precisa ser bastante humilhado e desmoralizado na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Olhar de Coruja apoia AMIR SANTOS - No 5 - candidato a DIRETOR DE PLANEJAMENTO NA PREVI