06 novembro, 2014

Dieta sem glúten com promessa de enxugar 3 quilos em 9 dias

Neste cardápio de 1200 calorias, o carboidrato vem principalmente das raízes, frutas e dos legumes. Assim, seu organismo desinflama e você emagrece sem sacrifício! 
Atualizado em 18/06/2014
Reportagem: Eliane Contreras - Edição: MdeMulher

Dieta
Eliminar o glúten do cardápio desintoxica e desincha
Foto: Thinkstock
Aqui você come macarrão, torrada e até bolo sem farinha de trigo, cevada ou centeio, principais fontes de glúten - proteína que, consumida em excesso, pode desencadear uma espécie de hipersensibilidade no organismo. A partir disso, as células e o intestino inflamam, acarretando vários outros problemas. Entre eles, o ganho de peso. 
Outro sinal comum é sentir a barriga estufar logo após você comer pão ou pizza. Não é o seu caso? 
Mesmo assim vale interromper o consumo de glúten por alguns dias. "Dar esse descanso ao organismo favorece a eliminação do excesso de líquido, melhora o funcionamento do intestino e, consequentemente, diminui o acúmulo de toxinas", diz a nutricionista Daniela Jobst. Ou seja, desintoxica e desincha. 

 

Ficar sem o glúten tem outra vantagem: a maioria dos alimentos que carregam essa substância é calórica e, sem eles, você emagrece mais facilmente. Durante a dieta, frutas, verduras, legumes e raízes como cará, inhame, batata-doce, mandioca e derivados (tapioca, biscoito de polvilho, pão de queijo) serão suas fontes de carboidrato. "São alimentos que garantem energia sem o inconveniente do glúten", diz Daniela Jobst. Para completar o prato, a nutricionista sugere sempre proteínas magras, garantindo equilíbrio em todas as refeições. Se você quiser, pode até esticar a dieta por até 30 dias sem o risco de passar fome ou perder energia. 

 

Dieta sem glúten

Café da manhã

Opção 1: 1 copo (300 ml) de leite desnatado batido com 6 morangos + 1 torrada de arroz integral prensado (à venda em lojas de produtos naturais) com requeijão light

Opção 2: suco anti-inflamatório: bata 1/2 papaia com 1 ameixa-preta sem caroço, 1 col. (sopa) de linhaça triturada e 1 copo (200 ml) de água gelada + 2 pães de queijo pequenos

Opção 3: suco antioxidante: bata 1 copo (300 ml) de suco de maçã com 1 folha de couve fresca (sem o talo) + 5 biscoitos de polvilho (ou 1/2 cará médio cozido com 1 fio de azeite ou 1 pãozinho de inhame - veja receita)

Opção 4: suco antioxidante: bata 1 fatia média de melancia com limão e hortelã + 1 tapioca (3 col./sopa de farinha de tapioca assada na frigideira antiaderente com 1 col./café de margarina light) com 1 fatia fina de mussarela light

Lanche

Opção 1: 1 porção de fruta (1 maçã, 1 banana, 1 fatia média de melão, 1 rodela média de abacaxi)

Opção 2: 2 cookies integrais sem glúten (à venda no supermercado)

Opção 3: mix de frutas secas (2 damascos + 4 amêndoas)

Opção 4: 1 pote de iogurte de fruta light

Almoço

Opção 1: salada de folhas verdes à vontade com 3 col. (sopa) de cenoura crua ralada e 3 col. (sopa) de beterraba crua ralada temperadas com 1 col. (sobremesa) de azeite, pouco sal, limão + 2 col. (sopa) de arroz integral (ou quinua em grão cozida) + 1 concha média de lentilha + 1 filé médio de carne vermelha magra (alcatra, patinho, filé mignon) grelhado

Opção 2: salada de folhas verdes e tomate à vontade com 3 col. (sopa) de grão-de-bico temperados com 1 col. (sobremesa) de azeite, pouco sal, limão + 1 abobrinha inteira recheada com carne moída e assada com molho de tomate

Opção 3: 2 col. (sopa) de vagem, cenoura e couve-flor no vapor + 1 pegador de macarrão de arroz com molho de tomate (ou 2 col./sopa de arroz integral) + 3 almôndegas (ou 1 hambúrguer pequeno grelhado)

Opção 4: salada de folhas frescas (alface, agrião, rúcula) à vontade temperados com 2 azeitonas e 1 ovo cozido temperados com 1 col. (sobremesa) de azeite, pouco sal e limão + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé médio de peixe grelhado ou assado

Lanche

Opção 1: 1 copo (200 ml) de suco de uva integral (sem açúcar) + 2 castanhas-do-pará

Opção 2: 1 pote de iogurte natural desnatado com 3 morangos picados

Opção 3: 1 maçã assada com casca e polvilhada com canela

Opção 4: 1 fatia fina de bolo de cenoura sem glúten (veja receita)

Jantar

Opção 1: salada de folhas verdes, pepino e tomate à vontade e 2 azeitonas temperados com 1 col. (sobremesa) de azeite, pouco sal, limão + 1 filé médio de peixe assado ou grelhado com ervas (alecrim, cebolinha, salsinha)

Opção 2: 1 prato fundo de sopa de vegetais (veja receita) ou de abóbora com 1 filé médio de frango cozido desfiado

Opção 3: salada de folhas verdes e brócolis no vapor à vontade temperados com 1 col. (sobremesa) de azeite, pouco sal, limão + 2 col. (sopa) de purê de cenoura com mandioquinha + 2 fatias (100 g) de ricota (ou tofu) grelhada com shoyu e 1 fio de azeite

Opção 4: salada de folhas verdes à vontade temperadas com 1 col. (sobremesa) de azeite, pouco sal, limão + 1 batata-doce cozida com 1 fio de azeite e sal + 1 hambúrguer médio de frango (ou de soja)

Ceia

Opção 1: 2 castanhas-do-pará (ou 4 amêndoas)

Opção 2: 2 col. (sopa) de abacate com adoçante (opcional)

Opção 3: 1 fatia de queijo branco magro

Opção 4: 1 torrada de arroz integral prensado com 1 col. (chá) de requeijão light

 


Dica da nutricionista: beba água e chá (verde, hortelã, hibisco) à vontade entre as refeições e, no máximo, três xícaras pequenas de café sem açúcar. 

 

Receita da sopa de vegetais 


Ingredientes

. 1 cebola grande, picada 

. 1/2 col. (sopa) de azeite 

. 2 nabos médios, cortados em cubos 

. 2 cenouras grandes, cortadas em cubos 

. 2 talos de alho-poró cortados em rodelas 

. 1 litro de água fervente (ou caldo de legumes sem gordura) 

. 1 col. (sobremesa) de ervas (salsinha, cebolinha, orégano) 

. Sal e pimenta a gosto 

. 2 col. (sopa) de salsa picada (para polvilhar) 

 

Modo de fazer 

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente os legumes e refogue com um pouco da água até que os legumes fiquem macios. Junte as ervas, sal, pimenta e o restante da água. Assim que ferver, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Sirva polvilhada com a salsa ou congele em porções. 

 

Rende: 2 porções 

Calorias por porção: 140

 

Receita do bolo de cenoura


Ingredientes

. 3 xíc. (chá) de farinha de quinua 

. 3 cenouras grandes 

. 4 ovos 

. 2 xíc. (chá) de adoçante culinário 

. 1 xíc. (chá) de óleo de girassol 

. 1 col. (sobremesa) de fermento em pó 

 

Modo de fazer 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma fôrma pequena com furo no meio e untada. Asse em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos (ou faça o teste do palito). Desenforme morno. 

 

Rende: 10 fatias 

Calorias por fatia: 95

 

Receita da sopa de abóbora


Ingredientes

. 1 col. (sopa) de cebola picada 

. 1/2 col. (sopa) de azeite 

. 3 xíc. (chá) de abóbora japonesa sem casca e sem sementes, cortada em cubos 

. 2 mandioquinhas (batata-baroa) cortadas em rodelas 

. 1 litro de água fervente 

. Sal a gosto 

. 2 col. (chá) de cúrcuma 

. 1/2 col. (café) de pimenta dedo-de-moça (opcional) 

 

Modo de fazer 

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Adicione a ábobora e a mandioquinha e refogue com um pouco da água. Junte o restante da água e sal. Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Adicione cúrcuma e pimenta. Pode ser congelada em porções. 

 

Rende: 2 porções 

Calorias por porção: 185

 

Receita do pãozinho de inhame


Ingredientes

. 4 inhames cozidos e bem amassados (até formar um purê) 

. 2 copos (400 ml) de polvilho doce 

. 2 ovos 

. 1 col. (sopa) de missô (pasta de soja fermentada) 

. Sal e orégano a gosto 

. 1/2 copo (100 ml) de óleo de canola 

. 1/2 copo de água morna 

 

Modo de fazer

Em tigela, junte o inhame, o polvilho, os ovos, o missô, sal e orégano. Adicione o óleo e a água e misture até formar uma massa homogênea. Molde os pãezinhos (no formato de pão de queijo) e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Asse em forno preaquecido a 180 °C por 20 minutos ou até dourar. Pode ser congelado e aquecido na hora do consumo. 

 

Rende: 30 pãozinhos 

Calorias por pãozinho: 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.