17 outubro, 2014

Candidatos não disfarçaram tensão durante debate

O especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo detectou a tensão de um confronto de boxe no debate no SBT e viu pontos fortes e fragilidades em Dilma Rousseff e Aécio Neves.
"Muitas vezes eles não conseguiram disfarçar a face de raiva. Se eles estivessem mais próximos fisicamente...", brinca Camargo, autor de "Linguagem Corporal" (Summus, 2010).
Como em debate do primeiro turno, a Folha convidou o especialista a analisar os gestos dos candidatos. Segundo pesquisas de psicologia e marketing político, eleitores estão a todo momento julgando a mensagem que os corpos dos aspirantes a cargos públicos "falam".
Ganham pontos os gestos que passam empatia e aproximam o espectador. Perdem aqueles que são percebidos como sinais de arrogância, tensão e nervosismo.
Para o especialista, a petista Dilma controlou melhor a expressão de enfado com que costuma receber as perguntas dos oponentes. Ainda assim, não a conseguiu eliminar por completo.
Entre seus pontos positivos, Camargo destaca o gesto em que, com a palma aberta, toca o peito. "É positivo. Toma responsabilidade para si. O governo sou eu."
Em muitas vezes, a presidente entrelaçou os dedos, os braços, tocou o pescoço e até apoiou a mão no queixo. Segundo Camargo, esses são "gestos adaptadores", quando quem discursa toca o próprio corpo para tentar controlar a tensão. O problema é que, às vezes, esse comportamento piora a fala, diz ele.
Já Aécio levou a melhor, na opinião de Camargo, por causa do formato escolhido pelo SBT, em que ambos os candidatos estavam sentados.
"Ele é mais à vontade. Ele chamava a câmera para si. É positivo."
Para o especialista, o ponto mais delicado para Aécio foi responder sobre a participação de sua família. Camargo descreve: ele juntou as mãos em formato de cunha, mas, ainda assim, era perceptível a tensão e o tremor na ponta dos dedos.
"Ao final do debate, Aécio levanta e Dilma permanece sentada, de ombros arqueados. Isso passa imagem de cansaço, de derrota", concluiu Camargo.
Dilma teve queda de pressão após o debate, mas se recuperou em seguida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.