No dia 3 de setembro o Presidente da PREVI, GUEITIRO MATSUO GENSO, esteve na CPI dos Fundos de pensão da Câmara.
Durante mais de cinco horas o Presidente foi questionado pelos Deputados a respeito dos investimentos da PREVI, sobre bônus, Resolução CGPC 26, teto de benefícios, etc. Sobre bônus o Presidente tergiversa ao dizer que não teve Bônus e que entre 2011 a 2013 foi feita uma adequação com o Banco do Brasil pelo Contrato de Cessão e que hoje existe a “remuneração variável” de até seis salários aprovado em maio de 2015 e que isso é igual ao que o banco paga para os seus funcionários. A PREVI segue a mesma regra do Banco do Brasil. Naturalmente os deputados se deixaram enganar por esse jogo de palavras e pela aparente isonomia com o BB sem terem percebido que o BB é instituição financeira com ações em bolsa, tem acionistas que decidem sobre a destinação do lucro, enquanto que na Previ, entidade sem fins lucrativos, seu Conselho Deliberativo jamais poderia aprovar pagamento de bônus, remuneração variável ou que nome queiram dar a essas benesses ignóbeis.
O que mais se ouviu dele foi a frase “eu só estou lá há seis meses”. Está certo.... Só que espera-se mais de um presidente do maior Fundo de Pensão da América Latina. Esperava-se respostas mais objetivas que denotassem conhecimento de causa das questões que incomodam os associados da PREVI. Ao tentar justificar sua falta de opinião sobre importantes temas tratados, o Presidente passa a ideia de alheamento e falta de compromisso com participantes e assistidos da PREVI.
Também é de causar irritação e desconsolo ouvir o Presidente da PREVI afirmar, sobre o Teto de Benefícios, que o Banco desistiu de assinar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) determinado pela PREVIC. Surpreendentemente afirma que o assunto está encerrado na PREVIC. E mais: o Presidente afirma que não existe na Lei! Que a PREVI não está irregular! Como?? Se a PREVIC que é órgão normatizador, regulador, recebe uma denúncia, apura, determina ações de saneamento e a PREVI descumpre? Novamente faltou aos deputados presentes conhecimento de causa para rebater essas alegações absurdas.
Resumindo, foi bastante decepcionante a participação do Presidente da PREVI na CPI. Mais desalentador ainda ver o despreparo dos deputados que o interpelaram, contudo, outros personagens serão chamados à CPI e, eu, pela FAABB, quando lá estiver espero ter a oportunidade de desmontar uma por uma essas tergiversações do Presidente.
A Câmara tem posto no ar os vídeos das Audiências e a colega Leopoldina Correa gentilmente capturou as questões e as respostas do Presidente, condensando-as em vídeos e publicando em sua TV Asas para que todos possam tomar conhecimento do que pensa (ou não) o Presidente da PREVI.
Assistam
Isa Musa de Noronha
Obrigada Isa. Que Jeová a ajude!
ResponderExcluirLeopoldina,
ResponderExcluirO som dos vídeos está muito baixo embora eu tenha colocado em volume máximo.
Tem como melhorar isso?
Querida/o,
ExcluirEsta é uma das diferenças de quando eu produzo e quando baixo da internet. Quando baixo da internet eu não posso mexer, infelizmente. Mas talvez seja a placa de áudio do seu computador, porque eu consegui assistir todos e som está muito bom para mim.
Grande abraço
Leopoldina