09 outubro, 2015

PINDURICALHOS DA ANABB > COOP-ANABB, ODONTOPREV, SEGURO DE VIDA e INSTITUTO VIVA CIDADANIA

Fazendo uma autoanálise, chego à conclusão de que, sempre, tive a mania de dar murro em ponta de faca.  Coloco, de peito aberto, minhas ideias e gosto de trocar opiniões, desde que em clima democrático e respeitoso, mesmo com aqueles que pensam diametralmente oposto a mim.

    Devido, provavelmente, à idade e às inúmeras pedras enfrentadas no caminho desta encarnação, estou ficando cansado e, quando constato que Associações e Movimentos ligados ao Universo-BB não se somam a determinados posicionamentos e, portanto, não aproveitam temas levantados por colegas, o desânimo aumenta.

    Durante o ano de 2015, alimentei o intuito de me candidatar ao CD da ANABB (Associação a que pertenço desde sua fundação e que, com frequência, defendo sua importância capital para a defesa dos legítimos interesses do funcionalismo do BB), mas motivos vários fizeram com que, próximo às inscrições para as eleições, abandonasse a ideia.   A título de ilustração do alheamento supramencionado, lembro que, em 14/07/2015, dei ampla divulgação a texto no qual me posicionava contra a existência, na ANABB, de COOP-ANABB, ODONTOPREV, SEGURO DE VIDA e INSTITUTO VIVA CIDADANIA e, também, levantava questionamentos a respeito de falhas no controle dos valores ganhos por associados em Ações Judiciais;  em 05/10/2015, fiz uma série de questionamentos a respeito da COOP-ANABB.   Em relação aos citados textos, recebi alguns (poucos, na realidade) comentários e apoios em grupos Facebook e Yahoo e, igualmente, em mensagens a mim dirigidas.

    Sem falsa modéstia, tenho certeza de que, nos referidos textos, levantei problemas que desagradaram a muitos e que mexeram em pontos nevrálgicos da ANABB.  No entanto, tirando as poucas manifestações provocadas pelos mencionados textos, não vi (caso tenha ocorrido, não tomei conhecimento) nenhum engajamento de Associações (como Associações, seus dirigentes dirão, quase que certamente, que seria antiético comentar assuntos de congênere), de Movimentos  e/ou de seus dirigentes nos assuntos abordados.   Convenhamos que para aqueles que, justa ou injustamente, são apontados como responsáveis por alguns erros na condução da ANABB é tranquilizador verificar que assuntos como os por mim levantados morrem no nascedouro.

    Julgo que as eleições em curso na ANABB, que tem tudo para, na prática, ser um autêntico Sindicato dos Funcionários do Banco do Brasil, são cruciais para a defesa dos legítimos interesses do funcionalismo do BB e, até mesmo, para a existência de algumas Associações de Funcionários, Aposentados e Pensionistas.  Lembro que, em 2015, infelizmente, deixou de existir uma das mais combativas Associações, que foi a AFA-TUPÃ-SP.

    Falando nas eleições em curso na ANABB, muitos, inclusive eu, registram o não recebimento, até a data de hoje, do material necessário à votação através dos Correios.  Registro, também, minhas dúvidas quanto ao recebimento, em tempo hábil em relação às eleições em curso, de respostas para minha mensagem de 05/10/2015 (COOP-ANABB), enviada à Presidência da ANABB e a alguns membros do CD e do CF, além de grupos e contatos.

    Sei que o teor desta mensagem pode transmitir uma ideia de que sou vaidoso ou de que me coloco em um patamar elevado.  Tenham certeza de que apenas estou tentando transmitir, junto a formadores de opinião e a atuantes colegas, minhas preocupações em relação à maneira como está sendo feita a defesa de nossos interesses.  Julgo que todos possuem grandes preocupações em relação ao Brasil, BB, CASSI e PREVI, mas, s.m.j., parece-me que, sob certos aspectos, nossas lutas são conduzidas amadoristicamente e, para superar isto, a ANABB é vital a nossos interesses.
Saudações Fraternas
JOÃO CARLOS LAGO NETO
em 07/10/2015
    



01)- mensagem divulgada em 05/11/2015

COOP-ANABB
Tenho vontade de receber explicações para as seguintes perguntas:
01 - Quando e através de que pessoas foi criada a COOP-ANABB?

02 - Desde sua criação, que colegas exerceram cargos na Diretoria e nos Conselhos da COOP-ANABB?

03 - Após a criação da COOP-ANABB, alguém na Direção e Conselhos da ANABB e da própria Cooperativa deixou registrada, em Ata ou através de outro documento, preocupação com danos que a Cooperativa poderia causar à ANABB?   Em caso positivo, quem, quando e que tipo de preocupação?

LAGO NETO
em 05/10/2015





02)- mensagens divulgadas em18/07/2015 e em 14/07/2015
ASSOCIAÇÕES DE FUNCIONÁRIOS DO BB, A FAABB  E  A  ANABB

          Em 14/07/2015, através de grupos ligados ao Universo-BB (Yahoo, Facebook) e de mensagens enviadas a centenas de destinatários, dei ampla divulgação a texto de minha lavra, sob título
 
ANABB – ALGUMAS INDAGAÇÕES E CONSIDERAÇÕES.
          Ontem (17/07/2015), tomei conhecimento de comentário de minha competente amiga ISA MUSA, Presidente da FAABB, em 15/07/2015,  nos seguintes termos:                                                              A FAABB é "Federação de Assoc de Aposent e Pensionistas" - a ANABB não é "só" de aposentados, por isso não é filiada à FAABB - No entanto, ao longo de sua história a ANABB já prestou inúmeros serviços a seus socios, inclusive com causas judiciais que reverteram dinheiro aos autores. Um Associaçao não é boa ou ruim, ela tem bons ou maus dirigentes. Ocorre que todos esses dirigentes, bons ou ruins, foram eleitos pelos socios da ANABB. Livremente eleitos, como Dilma foi eleita. Não gostam de Dilma? Derrotemos a ela e seu partido em eleicoes. Não gostam dos gestores da ANABB? Esperem as próximas eleicoes e elejam quem quiserem. Mas, não critiquem as associacoes. Elas são os que seus sócios escolhem.

          Logo após tomar conhecimento da manifestação da ISA, divulguei, em alguns poucos Grupos e junto a alguns contatos, o seguinte comentário:

Somente às 22:55 horas de 17/07/2015, tomei conhecimento de comentários de minha amiga ISA a respeito de minha matéria. Sabe ela que sou associado da ANABB desde a sua criação e que tenho me manifestado, sempre, contra todas as campanhas que já existiram a favor de seu esvaziamento. Sempre defendi a INSTITUIÇÃO ANABB. Julgo improcedente a justificativa de que a ANABB não pode se associar à FAABB pelo fato de não ser só de aposentados. Com base neste argumento, nenhuma ou quase nenhuma Associação poderia estar na Federação. Caso venha a ser eleito para o CD da ANABB nas próximas eleições, lutarei para que a mesma se filie à Federação.

          Em aditamento a meu comentário de 17/07/2015, lembro que a AAFBB – ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL, em seu próprio nome já deixa claro que não é só de aposentados e isto não é motivo para que não pertença à Federação.  Na realidade, nenhuma ou quase nenhuma Associação, embora nos nomes falem em Associações de Aposentados e Pensionistas, é constituída sem a presença de funcionários em atividade, fato este que julgo salutar para a defesa dos legítimos interesses do funcionalismo (ativa, aposentados e pensionistas) do BB.

          Esta troca de opiniões evidenciou, salvo engano, a existência de uma desagradável separação entre os funcionários em atividade e os aposentados e pensionistas, fato que, aliado ao já existente “n” grupos de interesses distintos conforme a data de posse do funcionário no BB,  é prejudicial à luta dos funcionários.

          Diante disto, lanço a idéia de que todas as Associações sigam o exemplo da AAFBB (ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL) e da ANABB (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL), eliminando o desagradável fosso entre o pessoal da ativa e os aposentados.  As Associações, a partir inclusive de seus próprios nomes,  devem lutar pelos interesses legítimos dos funcionários em atividade, como também pelos aposentados e pensionistas.  É claro que esta minha sugestão serve também para o nome da FAABB (sugiro que passe a se chamar FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS E FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL).

JOÃO CARLOS LAGO NETO
Em 18/07/2015

OBSERVAÇÃO:  Por oportuno, transcrevo, a seguir, a mensagem

ANABB - ALGUMAS INDAGAÇÕES E CONSIDERAÇÕES

    Como já deixei registrado por inúmeras vezes, sou sócio da ANABB desde sua fundação, julgo que a mesma teve uma importância histórica ao levar a todas as dependências do Banco do Brasil no país a discussão dos problemas que afetavam a Instituição BB e a seu funcionalismo (até a sua criação, tais discussões eram praticamente restritas às cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília) e, ainda hoje, parece-me ser a Associação que melhor pode defender os legítimos interesses do funcionalismo do BB, pois possui a maior quantidade de sócios, maior poder de lobby e, para entidades da espécie, o melhor processo eleitoral.  O fato de julgar que a ANABB tem tudo para ser nossa melhor trincheira de luta não a deixa isenta da necessidade de algumas correções de rumo.
   
    No momento, julgo importante que a ANABB forneça a seus sócios  informações a respeito das seguintes áreas de atuação da mesma:

- SEGUROS DE VIDA;
- ODONTOPREV;
- COOP-ANABB;
- CARTÃO ANABB;
- INSTITUTO VIVA CIDADANIA.
   
 Em relação às supramencionadas áreas de atuação da ANABB, gostaria de saber:
1)- As despesas e receitas de cada área são contabilizadas separadamente?

2)- No exercício de 2014 e no primeiro semestre de 2015, as mencionadas áreas propiciaram resultado positivo para a ANABB?

3)- Há estudos objetivando o encerramento de atividades de algumas destas áreas?

    AÇÕES JUDICIAIS:  Em novembro de 2014, sugeri a sete membros da Diretoria e CD da ANABB, a fim de que a Associação tivesse total controle das importâncias devidas a seus associados por Ações ganhas, salvaguardando, desta forma, o bom nome da ANABB e os interesses dos associados, que, sempre, fossem solicitados aos Advogados os documentos abaixo, com envio de cópias dos mesmos aos associados:

1- Cópia das decisões finais (sentença e/ou acórdãos).  Cópia das sentenças, ainda que recorridas, com efeitos suspensivos e/ou  devolutivos, assim como dos acórdãos;

2- Cópia do memorial de cálculo ou laudo equivalente, acompanhado da respectiva homologação;

3- Cópia do mandado de pagamento.

    Lembrei eu, na oportunidade, que, além de propiciar conferência rigorosa dos valores creditados, tais documentos serviriam para instruir Declaração de Imposto de Renda.  Lembrei, na época, que o encaminhamento do andamento processual é serviço prestado a seus clientes, nos dias de hoje, por expressiva parcela dos escritórios de advocacia.  O envio à ANABB do mencionado andamento processual evitaria, por exemplo, absurdos ocorridos em Ação de meu interesse.

    Infelizmente, naquela oportunidade, obtive somente um retorno, nos seguintes e absurdos termos:  "O problema é exatamente este.  Nós temos muita dificuldade em conseguir obter, dos advogados, até informações".

    Não sou dono da verdade, mas, s.m.j., julgo que a ANABB não deveria ter entrado nas áreas supramencionadas (SEGUROS DE VIDA; ODONTOPREV; COOP-ANABB; INSTITUTO VIVA CIDADANIA).    Julgo, também, que a ANABB deveria se associar à FAABB.

Saudações Fraternas
JOÃO CARLOS PEREIRA DO LAGO NETO
Rio de Janeiro - RJ
em 14/08/2015

  

Eu sei que muitos colegas não dão a menor importância para as matérias longas. Mas, se você chegou até aqui, é porque está realmente interessado nos assuntos ligados à ANABB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.