05 outubro, 2015

ELEIÇÃO ANABB - É TEMPO DE REFLEXÃO


Prezado(a)  Associado(a) da ANABB, 


É dever da ANABB  atuar na defesa dos nossos interesses, principalmente aqueles relativos a CASSI, PREVI e BB. Ela foi criada em 1986, com esta finalidade.

Tem sido difícil manter o padrão de vida conquistado ao longo dos anos, com mesa farta, educação e saúde para nós e para os nossos familiares. Muito dos nossos colegas já vivenciam dificuldades no dia-a-dia. E a nossa maior despesa na aposentadoria é com saúde e previdência.

O  Plano Associados da  CASSI apresenta déficit que vem se acumulando. O Plano está em risco e ameaça os associados de perderem o patrocínio do Banco.

A ANABB tem participado da mesa de negociações com o BB, mas o que fez a ANABB de efetivo, até então, para estancar esta grande e real ameaça que esta deixando sem dormir metade dos nossos colegas.

Terá a ANABB questionado o BB sobre sua responsabilidade de continuar patrocinando nosso Plano de Saúde?  O problema vem se alongando e nada temos de certeza. 

E na PREVI, dirigentes  se  concedem  salários  e  vantagens  extraordinárias,  com  as  quais nem sonhamos, utilizando nossa reserva acumulada ao longo de anos de trabalho e sacrifícios.

O BET foi suspenso em 2013, antes do tempo previsto. As contribuições voltaram e os dirigentes eleitos por nós à época, que pregaram nas suas campanhas a incorporação do BET e a suspensão definitiva das contribuições, sempre alinhados com a corrente governista indicada pelo BB, NADA FIZERAM. Aliás, dois deles assinaram a favor do fim do BET sem qualquer justificativa aos seus eleitores.

Mesmo sem admitir, temos  de assumir nossa  parcela  de  culpa. Nós escolhemos nossos representantes para PREVI, CASSI e ANABB.

Você se lembra a última vez que votou numa eleição para a AAFBB? Lá, os dirigentes costumam ser eleitos por aclamação. E depois, são eleitos para a PREVI, que os indica para as suas empresas participadas. É um rodízio que pode durar anos. 

TODA ATENÇÃO É POUCA AO ESCOLHER OS DIRIGENTES DAS NOSSAS  ENTIDADES.

O Processo Eleitoral na ANABB é o mais democrático de todas as Entidades.  É individual. Não há o monopólio das chapas. Qualquer associado pode se inscrever e concorrer.

E deve permanecer assim, para que seja mantida a sua independência, a sua pluralidade, a sua ética, a sua transparência e a autonomia tão necessária à defesa das causas e dos interesses dos seus legítimos donos – os associados.

Não cabem nela dirigentes compromissados com outras atividades, que os impeçam de se dedicarem integralmente ao dia-a-dia da Entidade, avaliando e atendendo, com isenção,  as necessidades e expectativas dos associados.  Nossos interesses são coletivos e se referem a CASSI, PREVI e BB.

Não se pode permitir que oportunistas nos usem como trampolim para atingir objetivos pessoais e projetos de poder. É nosso dever escolher bem.

Temos de resguardar a ANABB de sectarismos e de abusos na gestão.  Analise bem a lista de  candidatos e informe-se sobre cada um. Você tem autonomia para pensar, agir, avaliar e votar no que for melhor para você e para a ANABB, escolhendo 21 candidatos para o Conselho Deliberativo, 03 candidatos para o Conselho Fiscal e um representante para a sua região.


ILMA PERES ESCLARECE SEUS ELEITORES: VERSÃO NOVA DE UMA HISTÓRIA DE ONTEM 



A título de esclarecimento aos meus eleitores de 2011.

Por ocasião do processo eleitoral de 2011, o Dr. Alcir Calliari, ex-presidente do BB, muito querido e probo, mesmo fragilizado, em face da sua doença, foi consultado sobre se apoiaria uma lista de nomes para a ANABB, com o que concordou. 

No processo eleitoral atual, para a gestão 2016-2020, um grupo foi novamente consultá-lo sobre o apoio. O Dr. Calliari concordou, mas condicionou o apoio ao cumprimento das propostas de 2011 e à permanência dos mesmos nomes da lista anterior, já que haviam cumprido as promessas de campanha. Alguns candidatos daquela época não se candidataram e deram chance à entrada de novos nomes, mas os componentes da lista de 2011 deveriam ser mantidos. E assim foi dito, mas assim NÃO PARECE TER SIDO FEITO.

Eu, Ilma Peres, por razão especial, candidatei-me ao Conselho Fiscal, nr. 313 e recuso-me imaginar que, o esquecimento, a ausência de ética ou de transparência na condução do processo de negociação com o Dr. Calliari justifiquem a não inclusão do meu nome na lista apoiada pelo respeitado Sr. Presidente do Banco do Brasil, que só conheci através do facebook, uma vez que classifiquei-me entre os  10 (dez) candidatos mais votados para o Conselho Deliberativo na gestão 2012-2016.

Como apenas conhecia os acertos ocorridos na reunião do dia 17.09, geradora das premissas macro e da lista de 26 nomes, com a indicação de 06 nomes para o Conselho Fiscal (para escolha de três pelo eleitor) sinto-me no dever de esclarecer os meus eleitores de que pode ter havido equívoco na não inclusão ou citação do meu nome na lista atual, haja vista que cumpri à risca minha tarefa no Deliberativo e honrei cada voto recebido. 

Preocupa-me sobremaneira a preservação da imagem do Dr. Calliari, fragilizado em sua saúde, pois não tenho detalhes da sua participação pessoal na constituição da lista e nem dos argumentos usados para a exclusão do meu nome das suas recomendações para manter o apoio.

Diante das dúvidas, ainda não sanadas, sinto-me no direito de vir a público esclarecer meus eleitores dos fatos que tenho conhecimento, já que a lista com o apoio do Dr. Calliari já foi expedida.

Minha consciência é tranqüila quanto ao cumprimento do meu dever de Conselheira, honrando a ANABB nos quase quatro anos de gestão, sem uma única falta às reuniões, sufragando meu voto sempre em prol da Entidade e do associado, o que me difere de alguns colegas que, tanto nas reuniões da Diretoria como nas reuniões do Conselho tem sido marcados por ausências contumazes, mormente quando há decisão a ser tomada. 

Você receberá na sua casa a lista de candidatos apoiados pelo Dr. Calliari. Observe que falta o nome da Conselheira Ilma Peres, integrante da lista de 2011.
Este relato é apenas para evitar que você não me localize ao comparar as listas de 2011 e 2015.  Preocupo-me com o próprio Dr. Calliari, de quem meu falecido marido Aldo Alfano, que nos deixou em 13 de maio último, era incondicional admirador e defensor, em face da irretocável biografia como profissional do Banco do Brasil, da retidão de conduta e da postura ética, o que me fizeram também sua fã e torcedora para que sua saúde supere as dificuldades e tenhamos o prazer de privar ainda por muito tempo da sua companhia.

Abaixo, transcrevo sua sábia recomendação aos associados da ANABB quanto aos procedimentos para a seleção dos candidatos que conduzirão a Entidade. 
...“O mais importante é que todos nós, sócios da ANABB, participemos das votações, analisando seriamente a vida e a conduta dos candidatos, e então escolhendo aqueles considerados dignos de merecer o nosso voto. Só assim poderemos ser bem representados e cobrar com respeito, mas firmemente, os compromissos assumidos pelos candidatos na campanha”.

Alcir Augustinho Calliari – Ex-Presidente do BB e Ex-Conselheiro Deliberativo da ANABB.

Muito Obrigada e boa votação!
Ilma Peres – 4.370.090-X
Conselheira Deliberativa da ANABB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.