11 agosto, 2014

COMUNICADO DA FAABB sobre o Bônus do Diretores da PREVI



Às
Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil

Sr. Presidente, colegas

      Os eleitos da Previ no Deliberativo acabam de divulgar Nota conjunta sobre o bônus que, através do Voto de Minerva, o BB decidiu que a PREVI deve pagar aos diretores da PREVI.
"Conselheiros eleitos votam contra pagamento de bônus a diretores da Previ
O presidente do Conselho Deliberativo da Previ, em reunião do dia 31/07/2014, utilizou o voto de minerva para aprovar pagamento de bônus de remuneração variável para os diretores executivos da Previ. Tal decisão foi tomada após todos os conselheiros eleitos registrarem voto contrário à essa matéria.

Com essa decisão, os diretores da Previ receberão, a título de complementação da remuneração variável, um bônus que pode chegar a quatro salários adicionais nos anos de 2011 e 2012, seis salários no ano de 2013, além dos seis salários anuais de participação nos lucros que estes já receberam nos referidos anos. O pagamento do bônus estava sendo discutido no Conselho Deliberativo desde 2011, com forte oposição por parte dos conselheiros eleitos. A decisão também determina que o convênio de cessão será revisto em relação à remuneração variável dos diretores.

O Convênio de Cessão que regulamenta a situação dos funcionários do BB na Previ foi aprovado em 05/01/2010 e estabelece que os empregados cedidos têm direito a receber remuneração equiparada aos empregados do banco e que os Diretores Estatutários terão a relação de trabalho regida pelo Estatuto da Previ e pela Política e Diretrizes de Gestão de Pessoas da Previ, aprovadas pelo Conselho Deliberativo.

No ano de 2011, o Banco do Brasil alterou o sistema de remuneração dos seus estatutários (presidente, vice-presidentes e diretores), pagando, além dos honorários  e da participação por lucros, um bônus anual em ações da empresa de acordo com o atingimento de metas individuais pré-estabelecidas, com indicadores relacionados à atividade financeira.

Os Conselheiros Deliberativos eleitos – Titulares e Suplentes – defendem que a remuneração dos diretores da Previ seja desvinculada das regras praticadas pelo Banco em relação aos seus dirigentes estatutários.

Conselheiros deliberativos eleitos da Previ
Haroldo Vieira
Rafael Zanon
Antônio J. Carvalho
José Ulisses de Souza
João Souza de Jesus
José Bernardo de Medeiros"


Diante deste comunicado agora oficial, a FAABB orientou nossos advogados para que ingressem com medida judicial de EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS, requerendo que a PREVI nos entregue toda a documentação sobre o tema, atas, notas DIRAD, pareceres, etc. De posse desses documentos, impetraremos as medidas necessárias para sustar a implantação do bônus.

(De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. (Rui Barbosa)

Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha
Presidente

7 comentários:

  1. vergonha, nojo, me faz muito mal ler essas noticias, fora petralha.

    ResponderExcluir
  2. Companheiros,

    A líder Isa Musa de Noronha conseguiu se superar.
    Vamos acompanhar com atenção o desenrolar desse processo.
    Temos de dar um basta a tudo isso.

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  3. Parabéns FAABB e ISA MUSA !!!
    Dado o início dos trabalhos, temos que cutucar e acordar a ANABB, afinal tem boa gente nossa lá dentro dela...

    Vejam que são só 6 favorecidos: os saídos Paulo Assunção, Renê Sandas e Vitor Paulo, e os presentes diretores Dan Conrado, Marco Geovanne e Marcel J.Barros.

    Impossível não derrotarmos essa gente (perdão) essa quadrilha !

    ResponderExcluir
  4. É bem isso D. Isa, temos que nos mexer contra esta quadrilha, que está a nos roubar, vergonhosamente, parabéns a Faabb que já está dando o pontapé inicial. Abraços saúde. Rogério Luiz Carvalho Pelotas .RS.

    ResponderExcluir
  5. Centenas de mensagens tratam da injusta, desleal e indevida concessão de bônus aos dirigentes da PREVI, o que demonstra a profunda preocupação que domina os associados.

    Há, dentre as mensagens, sugestões para adoção de diversas medidas contra o desmando, todas objeto de manifestações a favor e contra.

    Diante da gravidade da situação, e sabendo que nenhuma das medidas sugeridas pode garantir pleno êxito, creio que todas devem ser tomadas simultaneamente, a saber:

    Ação judicial;
    Representação à PREVIC, firmada pela FAABB, por Associações, por associados individualmente e em grupos;
    Protesto formal à PREVI, firmado por associações e/ou associados individualmente;
    Abaixo-assinado pedindo anulação do desmando;
    Comunicação/protesto (escrito) do assunto a políticos simpáticos à nossa causa;
    Busca de divulgação na imprensa.
    Nenhum prejuízo pode haver em conseqüência de uma reação forte, conjunta e simultânea dos associados. O que pode nos prejudicar é a falta de reação, o excesso de cautela, a demora e a crença de que “algo será feito por outros”.

    Cordialmente

    Ebenézer

    ResponderExcluir
  6. Aplausos para a FAABB, e de pé.
    Edgardo Amorim Rego

    ResponderExcluir
  7. O pagamento pode ser juridicamente justificado mas é imoral e a moral. O momento vivido pelos empregados do BB, e consequente contribuição a PREVI, é crítico e penoso. NUNCA ganhamos tão mal, e com tanta exigências e assédio. A credibilidade dos petistas é ínfima e se agrava com o pagamento do bônus, singelo, de apenas R$500.000,00 a seus diretores. Parece que eles se dissociam da realidade quando passam a frequentar gabinetes de luxo, comer caviar, beber os mais caros vinhos. Vamos mostrar que NOSSO dinheiro SUADO no dia dia das filas e exigências não é GRAMA. Nosso futuro depende da EXISTENCIA de uma caixa de previdência forte e bem gerida, coisa que não acredito com a atual administração. É tão desmoralizante o assunto que só soubemos pq elegemos pessoas que não são "da casa", se não passaria despercebido, em uma pequena nota de rodapé em algum lugar. A atual administração nos envergonha. E o que acontece com a CASSI? Vai falir próximo ano, como informou a Sra. Mirian Fochi em Camboriú?

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.