18 junho, 2013

NÓS, APOSENTADOS DA PREVI, TAMBÉM PRECISAMOS ACORDAR.

 Caros colegas,

Este Blog antecipou para vocês, em primeira mão, em áudio aqui abaixo, o que iria acontecer na segunda-feira, 17/06/2013, ontem. E como os senhores estão vendo, aconteceu: o Brasil ACORDOU!

Assisti a todos os protesto pelos vários canais de TV e pela internet. Creio que todos vocês que estão antenados com os acontecimentos políticos do nosso país também assistiram,  ao que concluo, que nós, aposentados da PREVI, também precisamos acordar.

Eu precisava dar continuidade à matéria que comecei e aqui estão dois textos que recebi de colegas e que dizem muito. Um de autoria do colega Afrânio Bizarria, meu ex-gerente na Agência Centro de Fortaleza e o outro do meu admirável amigo e colega Ebenézer Nascimento, com o qual tive a honra de participar de um trabalho valoroso em prol da nossa causa. O texto que ele me enviou é de autoria de Diogo Santos.

Ei-los:

Amigos,



Esta imagem, extraída do Blog do Juca Kfouri, é a cara da insatisfação que assola o povo brasileiro e deveria ganhar um prêmio Esso de Fotografia pela arte, pela contemporaneidade e síntese jornalística.

Sou a favor das duas Copas. Logo eu, apaixonado por futebol, ex-atleta esforçado, torcedor fanático... Não poderia ser contra.

Mas, ao ver os protestos, estou parando para pensar,  também, um pouquinho como eles: e a educação? E a saúde? E a fome que ainda assola milhões de brasileiros? Aqui no Nordeste, então, é brincadeira.

Enquanto isso o ganho com as Copas vai quase todo para a FIFA. O que sobra alimenta empreiteiras, "educa" empresários e políticos na fina arte da corrupção. E o pequeno ganho do vendedor de bandeiras, de sorvetes e de churrasquinho dura 15 dias. E a vida depois? Mais miséria, que a ganância dos (ir)responsáveis é incapaz de resolver.

Desculpem o protesto, tenho que fazer a minha parte também. Que venha a Copa, estarei lá, o Brasil precisa, também, de se impor aos olhos do mundo como nação competente e organizada.

Mas, cuidado negrada! As passeatas podem ser a quebra do silêncio do "povo marcado". Podem avançar num crescendo ensurdecedor, até que os dirigentes destapem os ouvidos. E criem vergonha na cara!!!

José Afrânio de Oliveira Bizarria


NÃO É SÓ POR CAUSA DE R$0,20  

Texto de Diogo Santos
(14/06/2013)

Não é por causa de vinte centavos: É pelos 30 bilhões gastos com a Copa.

Não é por causa de vinte centavos:
É por causa dos ridículos 0,04% do PIB investido em pesquisa científica.
 
Não é por causa de vinte centavos: É pela higienização das Cidades-FIFA.
 
Não é por causa de vinte centavos: É pelo Maracanã que em menos de 10 anos passou por R$1,5 bilhões e reforma e foi vendido por cerca de 150 milhões.

Não é por causa de vinte centavos: É pelas empresas de ônibus do Rio de Janeiro, caracterizadas como máfia pelo TCE, que pagam 0,01% de ISS enquanto todo país paga 2%.
 
Não é por causa de vinte centavos:
É por todas as Odebretchs, Deltas, OASs e EBXs que governam nosso país.
 
Não é por causa de míseros vinte centavos:
É por todo aquele policial que está na linha de frente dando tiro naqueles que são mais seus semelhantes  do que todo cretino de gravata sentado atrás de uma mesa.
 
Definitivamente, não é por causa de vinte centavos:
É pela tristeza de ver mulher parindo e idosos tomando banho em corredor de hospital.
 
Não são vinte centavos
: São Câmaras Municipais dobrando             seus salários e cortando o dos professores.

Não é por causa de vinte centavos

É pela raiva, pela indignação.
É pelo povo, é pelo Brasil.                                            
Brasil este que se não mudar, vai parar.
E não será apenas por vinte centavos.

6 comentários:

  1. Leopoldina, esse cara que escreveu este artigo é o cara, muito sabio e esclarecido, parabens por seu talento e conhecimento. Cada vez que acesso ao seu blog, me enriqueço a cada dia. Parabens pela sua batalha voluntaria a todos nos aposentados, pencionistas, e brasileiros, aqui aposentado de Cambé-PR, R Goulart, e tudo de bom para ti e demais colegas de esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  2. Esses rapazes, Diogo e Afrânio, sintetizaram tudo que vem causando indignação, que, desta vez, nem o futebol conseguiu anestesiar.
    O povo, realmente, não está querendo levar mais a vida de gado (a boiada estourou!), tampouco se deixaram levar pelos infiltrados de plantão, para dar cunho político partidário à marcha.
    Me alegro muito pelo fim da alienação, do condicionamento e pela amplitude da mobilização, que extrapolou fronteiras e continentes.

    ResponderExcluir
  3. Faz mais de dois anos que as primeiras manifestações contra a elevação das tarifas do transporte coletivo ocorreram aqui em Florianópolis. A causa, então, era única, e durou cerca de uma semana, obtendo sucesso relativo. Hoje não. As manifestações pelo país e agora aqui também transcendem a uma única razão e abrangem uma espécie de insatisfação geral com os modelos aplicados na gestão das mais diversas áreas, que desde muito deixam a desejar: saúde, educação, segurança, inflação "controlada" citando-se índices aparentemente manipulados. E, ao que se ve, os caras-pintadas aos poucos estão retornando. Um problema nesses e em todos os movimentos populares é a existência de "infiltrados", que promovem o vandalismo, procurando descaracterizar a pacificidade das marchas. Depois de tanto tempo ainda vale lembrar os versos de "Disparada", de Geraldo Vandré.

    Cordialmente,
    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  4. Os aposentados e as pensionistas poderiam fazer uma reflexão, já que o momento é propício, sobre uma frase interessante que constava em um cartaz nas mãos de um jovem durante as manifestações que dizia: “Brasil alterou o seu status de deitando eternamente em berço esplendido para verás que um filho teu não foge à luta”. As promessas de campanha da chapa 06 estão ocupando espaço significativo nos blogs, através dos quais pode-se constatar que praticamente nada do que foi prometido até agora foi cumprido. O pior, o tal de BET corre sério risco de ser extinto em dez/13, inobstante afirmação do Sr. Diretor de Seguridade, lá atrás, que ele iria se transformar em BEP. Por tudo que foi dito entendo que a porta da Previ está à disposição para também demonstrarmos, de forma inteligente, organizada e pacífica, as nossas insatisfação e indignação que hoje atingem e afligem grande parte dos integrantes do “PB-1”.

    ResponderExcluir
  5. Este blog está cada vez melhor.Que ele consiga acordar e mobilizar os aposentados da Previ que é uma classe muito esclarecida para estar tão paralisada. Parece que perdemos a força.

    ResponderExcluir
  6. Dona Leopoldina, gostaria de saber se posso colocar esse comentário no face book. É preciso que se torne conhecido por todos. Obrigado.

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.