06 agosto, 2013

Retransmito Mensagem da ANABB aos Senadores

Prezados Senadores,

 
A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil –ANABB, maior associação de empregados de uma única empresa na América Latina, com mais de 100.000 associados, vem acompanhando o desenvolvimento das ações da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, e tem desenvolvido estudos e parcerias para que aquela agência consiga, cada vez, mais regular de forma criteriosa e eficiente o segmento de saúde suplementar.

Sendo representante dos interesses dos funcionários do Banco do Brasil, que tem seus serviços de saúde suplementar prestados pela CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, entidade autogerida e sem fins lucrativos, temos identificado um desequilíbrio na composição daquela Agência Reguladora. uma vez que em sua diretoria não identificamos a presença, em nenhum momento, de profissional oriundo dos planos de autogestão.

Acreditamos ser relevante a presença de pessoa com experiência e conhecimento deste importante segmento na composição da diretoria da ANS, uma vez que as autogestões representam 30% dos atendimentos da saúde suplementar e, por serem entidades sem fins lucrativos, podem contribuir com um outro ponto de vista durante a formulação de políticas para esse campo, de forma a possibilitar um maior acesso à saúde por parte dos brasileiros.

Sabemos que o processo de escolha dos membros das diretorias das agências reguladoras contempla etapas de indicação, sabatina e aprovação do nome indicado. Sabemos do esmero que essa Casa tem demonstrado ao preparar-se para este processo de decisão buscando, acima de tudo, tempo para que os senadores tenham uma gama de informações de qualidade para que promovam a sabatina do indicado e votem com responsabilidade republicana.

Nesse sentido, surpreende-nos o fato de termos tomado conhecimento da indicação do Sr. Elano Rodrigues de Figueiredo, ex-Diretor do Grupo Hapvida, publicada no Diário Oficial da União na ultima segunda-feira, dia 08/07/2013, por força de indicação assinada pela Casa Civil no dia 05/07/2013, última sexta-feira, já tendo sido designada a senadora Ana Amélia para relatar a matéria, em menos de 48 horas, e de estar marcada a apresentação do seu relatório para as 9 horas do dia 11/07 e a sabatina e a respectiva aprovação para as 11 horas do mesmo dia.

Ressaltamos que continuaremos buscando demonstrar ao Governo e aos senhores Senadores da República a importância de termos na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, uma diretoria dotada de todos os conhecimento necessários para melhor gerir de forma equilibrada o segmento de saúde suplementar. Não acreditamos que o atingimento de um padrão de excelência na gestão de um segmento – Saúde – que coloca cidadãos de todas as classes e históricos sociais nas ruas, possa ser atingido sem a presença de pessoa com experiência e conhecimento específico de auto gestões em saúde.

Mesmo não tendo qualquer questão específica contra o senhor Elano Rodrigues de Figueiredo, caso aprovada essa indicação, teremos uma diretoria da ANS com representantes de diversos segmentos da saúde privada lucrativa sem nenhum representante das autogestões sem fins lucrativos na composição daquela Diretoria.


Atenciosamente


Antonio Sergio Riede            Fernando Amaral Baptista Filho

         
Presidente                               Vice Presidente

2 comentários:

  1. Prezaada Colega, esperamos que a velha ANABB continue , daqui
    pra frente, principalmente na defesa do nosso Superavit, tão inci-
    siva quaanto mostra logo acima. É assim que a queremos e não
    aquela velha defensora, cansada, senil, mais parecendo uma
    cidade histórica. . Cordialmente, Divany Silveira-S. Lagoas-MG

    ResponderExcluir
  2. Leopoldina; quanto à sua postagem anterior creio que o pessoal da ativa também deva ter profundo interesse; pois serão prejudicados juntamente conosco.

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.