19 fevereiro, 2014

Porque a ANABB não quer ocupar espaço na CASSI e PREVI?

É desolador perceber que, enquanto alguns arriscam seu próprio pescoço empenhando-se em moralizar a ANABB, nossa maior Associação de Funcionários do Banco do Brasil, outros se fecham irredutíveis em não atender os apelos de seus sócios.

E a culpa não é de todos os conselheiros, muito pelo contrário, alguns conselheiros cobram uma postura de participação honesta de seus dirigentes para que a entidade ocupe espaço onde ela com os seus mais de 100 mil associados deveria estar, ou seja, nas nossas caixas: CASSI e PREVI.

Não participar dos pleitos de 2012, era até justificável. A turma estava chegando. Agora a ANABB continuar fora das Entidades CASSI e PREVI, na defesa dos legítimos interesses dos seus associados, à distância, é inconcebível, inaceitável!

Estaria a ANABB atendendo outros interesses que não os dos associados? Seriam interesses do BB, GOVERNO, ARTICULAÇÃO, CONTRAF-CUT, SINDICATOS, da PRÓPRIA PREVI ou do PT? Estaria essa nossa associação passando para o outro lado esquecendo os legítimos interesses dos seus associados?

Diante desta nefasta realidade, patrocinada pela falta de transparência e franqueza com o associado, pergunto: quem protege quem? O que vejo agora é um rabo ABANANDO um cachorro. Eu me arriscaria a dizer que é o associado que está, simplesmente,,, ABONANDO UMA ASSOCIAÇÃO. E o que esta associação faz por ele?

Tenho certeza que a ANABB está descumprindo o combinado com seus associados no fio do bigode.

Leopoldina Corrêa
Associada da ANABB

                                          ★

Leia esta fábula: qualquer semelhança não terá sido mera coincidência.



 Eremildo, o Idiota
(Uma fábula de Isa Musa de Noronha)

            Eremildo é um idiota. Mora em um Fundo de Pensão na maior pindaíba e passa os dias a vigiar o senhorio, pra ver se da mesa dele caem algumas migalhas para seu prato. O pior é que Eremildo não precisava disso!

            Como inquilino desse Fundo de Pensão, paga pontualmente seu aluguel, cumpre com todas as suas obrigações, exceto votar nas assembléias dos condôminos. É que, idiota, Eremildo não acredita que votação alguma vai melhorar seu Fundo de pensão. Outros condôminos já tentaram abrir os olhos de Eremildo: "olhe, meu amigo, o senhorio só faz o que lhe dá a telha porque a gente se omite, não comparece às assembléias, não se candidata a síndico e nunca estamos a fim de votar em algum outro condômino que não seja da panela do síndico ou do senhorio”.

            Com tal omissão, o senhorio deita e rola e o síndico e seus comparsas não ficam atrás. Mas Eremildo é um idiota, não se esqueçam. Sobrinho da velhinha de Taubaté, passa os dias dizendo que vai fazer e acontecer, mas não tira o traseiro da poltrona. Todo dia 20, corre a conferir o que o síndico e o senhorio botaram em sua conta. É que o Fundo de Pensão é assim mesmo... Ganha tanto aplicando o que lhe pagam os condôminos que pode se dar ao luxo de, mensalmente, molhar a mão dos moradores do Fundo de Pensão.

            Completamente idiota, Eremildo achou o maior barato quando o senhorio (e o síndico) deixaram de cobrar dele todo mês o aluguel.

"Criamos um fundo de reserva", anunciaram, eufóricos, o senhorio e o sindico... Idiota, Eremildo ficou super feliz e sequer cogita de que um dia a lagoa pode secar.

            Enquanto isso, as mesas do senhorio e do síndico transbordam de migalhas, mas todas elas caem nas mãos de terceiros: é financiamento de campanha para o partido da simpatia deles, é comprando micos. Compraram tantos micos que quem passa lá pelas bandas de Botafogo acha que está entrando no "planeta dos macacos". Compram de tudo, é avião caindo, navio afundando, hotel falido, resorts em praia deserta e cheia de coral, hospital tombado pelo patrimônio histórico e até parque temático em cidade de peregrinação religiosa. É que, enquanto Eremildo é um idiota, o senhorio e o síndico são muito espertos.

            Como todo idiota, Eremildo sequer se mira no exemplo danoso de seus vizinhos; outros condôminos que moravam em um outro Fundo de Pensão. Os coitados, tão idiotas quanto Eremildo, fecharam os olhos a mil e uma travessuras do senhorio deles que um dia a pensão fechou e foram todos despejados: sem teto, sem sequer receber as migalhas mensais...

            De vez em quando, senhorio e síndico se reúnem às portas fechadas em belas poltronas de couro, entornam uísque e se embucham de acepipes tramando que novas maldades vão fazer com seus inquilinos... Idiota, Eremildo fica cá de fora, na calçada em frente ao Fundo de Pensão apurando os ouvidos para ouvir as gargalhadas. Enquanto isso, entre as sombrias paredes do palácio, senhorio e síndico combinaram com o poder federal uma ação de despejo que em breve botará no olho da rua o idiota do Eremildo....

(Obs.: "Eremildo, o Idiota" é um personagem de Elio Gaspari. Tomei emprestado dele, o nome, porque esse ai, de minha criação, é inquilino de um fundo de pensão).

6 comentários:

  1. D. Leopoldina,

    Há exatos 6 anos que me desliguei da Anabb. E o motivo de minha desfiliação da entidade está no "Sim" que gostaria de dar como resposta a essa vossa pergunta "Estaria a Anabb atendendo outros interesses que não os dos associados?"

    Respeitosamente

    Respeitosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. "Anônimo"

      Adoraria discordar de vossa afirmação. Humildemente, alio-me ao seu pensar quanto ao óbvio ululante comportamento da ANABB.

      Excluir
  2. Esopo morreria de inveja ao ler tal fábula, enquanto que nós, velhinhos trambiqueiros, devemos é ficar atentos para não sermos chamados mais de Eremildos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo, a proposta é essa mesmo. Entretanto, as eleições estão aí e se a gente pensa, que na pior das hipóteses, que o quê está ruim não pode piorar, ledo engano, se votarmos errado podemos nos prejudicar ainda mais.

      Excluir
  3. Leopoldina, você acredita que Sergio Riede vai concorrer a uma eleição onde possa atrapalhar a ARTICULAÇÃO? Não vai. Quem manda na ANABB não são os associados. Quem manda é o BB, o Governo, o PT e o diabo aquático, menos nós!!!

    ResponderExcluir
  4. PREZADA SENHORA LEOPOLDINA,

    REF. SUGESTÃO SOBRE NOSSOS INTERESSES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

    A) AS PESSOAS FÍSICAS AGEM POR EMOÇÕES EM FUNÇÃO DE NECESSIDADES E CIRCUNSTÃNCIAS,ENQUANTO OS ENTES JURÍDICOS SÃO MOVIDOS POR INTERESSES NEM SEMPRE ETICOS. QUANTO MAIOR FOR O ESFORÇO DE NOSSAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS PELA UNIÃO MAIS BENEFÍCIOS TEREMOS.

    B) DEVEMOS ERGUER A BANDEIRA QUE MOSTRE A PÉSSIMA ATUAÇÃO DA ANABB EM DEFESA DE NOSSOS DIREITOS.PARA TAL SUGIRO A CRIAÇÃO DE UMA ONG APOSENTADOS
    DOS FUNDOS DE PENSÃO.MOTIVO:MAIOR PODER DE PETETRAÇÃO NA MÍDIA E REDES SOCIAIS,APOIO MUTÚO ENTRE OS DIVERSOS APOSENTADOS.

    C) A QUESTÃO DOS CUSTOS SERIA RESOLVIDA COM UM PEQUENO ACRÉSCIMO DE NOSSAS CONTRIBIÇÕES(MENSAL,TRIMESTRAL OU SEMESTRAL).

    D) A ONG TERIA REPRESENTAÇÃO EM TODOS ESTADOS E AINDA EM CADA AGENCIA DO BANCO E DAS AABBs.

    E) E NESTE EXATO MOMENTO EM QUE A PREVI ESTÁ CONVIDANDO OS DESPREZADOS APOSENTADOS PARA OUVIREM VIA INTERNET SEUS EXITOS SERIA EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE FOSSE LEVANTADA A QUESTÃO RELATIVA A MATÉRIA DIVULGADA NA REVISTA VEJA DA SEMANA ANTERIOR MOSTRANDO QUE A PETROBRÁS ESTÁ ENVOLVIDA EM DOIS GRANDES ESCANDALOS(COMPRA DE UMA SUKATA DE REFINARIA DOS EE.UU. E ALUGUEL DE UMA PLATAFORMA ÇPARA O PRÉ-SAL).

    ENTÃO NÃO JUSTIFICARIA A APLICAÇÃO DE NOSSOS RECURSOS EM EMPRESAS SOB-SUSPEITA.A SUSDPEITA TAMBÉM PASSARIA PARA OS DIRIGENTES DA PREVI.CKITEI APENAS O CASO DA PETROBRÁS.

    VAMOS EXIGIR DE TODOS OS CANDIDATOS, DE TODAS AS CHAPAS,OS SEUS ANTECEDENTES E CURRICULUM.POR ONDE PASSARAM,O QUE FIZERAM,QUEM LHES AOIAM E ATÉ MESMO DECLARAÇÃO DE PATRRIMÕNIO.

    FINALMENTE FICARIA MUITO FELIZ QUE ALGUMAS OU TODAS AS SUGESTÕES AQUI EXPRESSAS FORAM OBJETO DE ANÁLISE.

    FICARIA TAMBÉM SATISFEITO SE CASO DO EX-DIRETOR DO BB,O SR.PIZOLATO FOSSE INVESTIGADO QUAIS FORAM AS PESSOAS QUE LHE DERAM APOIO PORQUE NENHUM CRIME, NENHUMA FRAUDE É COMETIDA SEM QUE SUPERIORES E COLABORADORES PARTICIPEM DELA. ONDE ESTÃO ESSAS PESSOAS.

    ATENCIOSAMENTE

    DAVID SANTOS

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.