15 outubro, 2013

Por Gilberto Santiago: Algumas Considerações.

Prezada Leopoldina,

Em resposta ao seu e-mail de 13/10/2013 enviado a mim diretamente, produzo a seguir alguns comentários, que desde já ficam autorizados à publicação.

Meu histórico de vida, meus atos e atitudes, em todas as entidades de que participo ou participei, inclusive quando fui Conselheiro Deliberativo eleito na Previ (até maio de 2006), são a minha melhor resposta. Naquele período, além de independência registrada em Atas de Reuniões, nunca fui conselheiro em empresas de que a Previ participava.

Não fui candidato a nenhum cargo nestas eleições para a AAFBB. Foi formada uma Comissão Eleitoral (um dos membros foi indicado por um dos líderes da Chapa Nova Aliança), em que as decisões foram tomadas por unanimidade, inclusive no exame e deliberação sobre os recursos, em cima de regras amplamente divulgadas em edital, 40 (quarenta) dias antes da data final da inscrição. Se essas regras são "bizarras" e "retrógradas", eram as que estavam valendo, sendo praticamente as mesmas adotadas nas eleições para a Previ (cerca de 1000 assinaturas de apoio e o compromisso dos candidatos, assinados em modelo próprio, não se admitindo qualquer outro meio, mesmo os mais "modernos").

Esses embates que povoam a rede, sem qualquer sentido prático, essa constante troca de acusações (principalmente entre anônimos) para se provar quem é o melhor, o mais honesto  e o que tem mais conhecimentos, só fazem desconstruir qualquer tentativa de união, com a única consequência de fortalecer o domínio de nossos adversários comuns.

Não se constrói com o ódio e o rancor, mas com o entendimento e a disposição para respeitar e ouvir as posições de cada um, sem se arvorar em dono da verdade e senhor absoluto do conhecimento. Sempre há alguém que possa nos ensinar algo mais, por mais sábios que sejamos.

Esse ambiente hostil prevalecerá nas eleições CASSI e PREVI, no início de 2014? Se assim for, as forças que vêm se impondo continuamente agradecerão penhoradamente.

Finalmente, não preciso me utilizar do anonimato para expressar minhas ideias ou defender meus pontos de vista. Meus posicionamentos sempre foram claros, didáticos e objetivos nos artigos que constantemente escrevo. Deles nunca me afastei, inclusive quando precisei contrariar os poderosos de plantão. Quem me conhece de perto sabe bem disso.

Vamos trabalhar com menos fígado e mais cérebro, para que possamos construir uma unidade indispensável à execução de nossos objetivos comuns.

Gilberto Santiago






20 comentários:

  1. Pronunciamento lúcido, claro, objetivo e definitivo.
    .
    Estou começando a me decepcionar com este blog. Está deixando de ser isento, e ingressando no lugar comum da vulgaridade como outros grupos e redes comandados por pessoas (não digo colegas) que destilam veneno, próprio de quem tem inveja corrosiva. “Concordo contigo, desde que não penses e ajas diferente do que desejo”, assim são essas pessoas.

    Peço à blogueira que volte ao padrão que vinha mantendo, sério e de credibilidade, caso contrário, estará virando um poço onde se depositam sujeiras não freqüentado por colegas sérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que estamos falando da mesma pessoa?

      O Gilberto Santiago presidente da AAFBB é o mesmo que está se auto-elogiando aqui? Nada a ver, cara!

      Quanto a blogueira, pelo que eu conheço da colega Leopoldina acho que é bem capaz dela fechar o blog dela de tão preocupada com a sua decepção.

      Parece que você não sabe o que quer dizer isenção. Você acha que se não fosse isenta ela publicaria o direito de resposta dele? Não mesmo.

      A meu ver, se ele não respeitasse a opinião dela, ele não se daria a mínima para o blog dela, você não?

      Você não viu o que ele falou destes tipos de "comentários venenosos" iguais a este seu?

      Pôxa vida, cara, como você tem inveja dela!!!

      Excluir
  2. Peço à blogueira que volte ao padrão que vinha mantendo, sério e de credibilidade, caso contrário, estará virando um poço onde se depositam sujeiras não freqüentado por colegas sérios.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oh! Cara Pálida, Anônimo15 de outubro de 2013 21:01,
      sinceramente? Estou muito sensibilizada!

      Que tal fazer um blog pra você e dele se ocupar?

      O meu está muito bem administrado: obrigada!

      Leopoldina Corrêa

      Excluir
    2. Leo,

      Na internet tá rolando um texto chamado " Mala sem alça" - veja apenas uma parte que se adequa perfeitamente para este caso: " o mala destaca-se pela prolixidade usando e abusando de textos extensos e enfadonhos (que ninguém lê, a não ser ele mesmo); INTROMETIDO, PALPITEIRO E ABELHUDO adora vitrina e palco."

      Este texto cabe como uma luva para este INTROMETIDO que quer administrar seu blog. Seu blog é ótimo, não se importe com os PALPITEIROS e ABELHUDOS, pior: anônimo covarde.

      Sou seu fã.

      João

      Excluir
    3. Desisto. Apesar das minhas reiteradas afirmações das qualidades que este blog continha, e meus pedidos para que mantivesse o nível, acabou por virar um poço de lixos. Sempre admirei o nível de atuação deste blog e a coragem da bloqueira. Desde o começo, acompanhei. Mas pelo que vejo, perdeu-se mesmo. Não preciso de blogs para me manter informado. A este blog, ao qual sempre dei muita atenção e consideração, doravante deleto-o do meu catálogo. Virou um lixo. Adeus e passem bem.

      Excluir
    4. Sr. "Anônimo", como já disse, estou deveras sensibilizada com tanta consideração. Mais ainda quando o arrojado, destemido e valente dono de tão elogioso comentário me priva do prazer de saber "quem sois vós".

      Assim sendo, como "vós mercê" não precisa do meu blog para ficar informado, pergunto: o será que este blog deve fazer para continuar existindo com tamanha lacuna?

      Ah, por favor, meu poupe que eu tenho mais o que fazer!

      Se for por falta do meu adeus, não seja por isto: até logo!

      Leopoldina Corrêa

      Excluir
  3. Gostaria de sugerir ao Vaticano o nome desse Sr. para canonização

    ResponderExcluir
  4. Está é uma Tribuna Livre, percebo e o Sr Gilberto ao vir aqui em resposta a tantas críticas que tem recebido o faz com respeito e dignidade. Poderia fazer como Lula e os demais petralhas sobre os quais recaem evidências insuspeitas de muita safadeza, mas não: Sr Gilberto vem, dá sua resposta e agora julguem os que quiserem julgar. Ainda acho que o processo eleitoral AAFBB é falho e tendencioso, mas quem entrou na disputa sabia disso de antemão, pois está tudo escrito em Estatuto e Regulamentos. Querem mudar? Pois se são sócios, façam campanha junto ao Deliberativo para que altere as normas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falar em falta de caráter, improbidade, amoralidade e tudo que degrada a alma humana não esqueça de citar o imortal FHC e os tucanalhas. Sei que o presidente Lula é a Geni de plantão, mas jamais superará esse ser da da espécie desumana que reinou impertubavel pela nossa ingloriosa imprensa durante 08 anos. Tempos dificeis, mas sobrevivi.

      Excluir
    2. "Ainda acho que o processo eleitoral AAFBB é falho e tendencioso, mas quem entrou na disputa sabia disso de antemão, pois está tudo escrito em Estatuto e Regulamentos. Querem mudar? Pois se são sócios, façam campanha junto ao Deliberativo para que altere as normas." Segundo esta sua declaração, Anônimo de 16 de outubro de 2013 06:17, você acaba de DAR RAZÃO ao Sr. Gilberto Santiago, que COMO PRESIDENTE da nossa associação mesmo reconhecendo que os Estatutos e Regulamentos são verdadeiros acintes aos direitos dos candidatos e PACTUA para que não ousem desmontar este grupinho que manda e desmanda na entidade há quase 20 anos.

      Excluir
    3. O regulamento do processo eleitoral já existe há anos, e ao inscrever chapas, os interessados têm conhecimento das exigências do regulamento. É injusto o ataque à pessoa do Gilberto. A AAFBB é a associação que tem mais ações na Justiça. É a do P-220, a da Cassi responsabilizando o Banco pela continuidade de sua obrigação, do IGPDI, da Res.26, e outras. Ela deu a cara para bater, mas é estranho que esteja batendo são exatamente os beneficiados das ações.
      SE O PROCESSO ELEITORAL É INJUSTO E "TENDENCIOSO" COMO AFIRMAM, HÁ MEIOS LEGAIS DE MUDAR O PROCESSO. NÃO ATIREM ESTERCO SOBRE UM DIRIGENTE DA REFERIDA ASSOCIAÇÃO.

      Excluir
  5. " Esse ambiente hostil prevalecerá nas eleições CASSI e PREVI, no início de 2014? Se assim for, as forças que vêm se impondo continuamente agradecerão penhoradamente."

    Leo,
    nessa frase, o Sr. Gilberto esqueceu-se de dizer que ele e o grupinho autoritário hoje no comando da AAFBB, passaram a integrar as tais forças, mediante acordo com Valmir Camilo e Sasseron.

    ResponderExcluir
  6. É meu caro Anônimo de16 de outubro de 2013 11:04, as atitudes de Sr. Gilberto Santiago são mesmo muito suspeitas. Lembram do Memorando de Entendimento onde ele fez parte das negociações com o BB e na hora "H" fugiu e mandou a Loreni Senger assinar no lugar dele?

    ResponderExcluir
  7. "Vivemos no mundo dos conceitos, das versões e das interpretações, cada qual dono e defensor de sua verdade, com a onisciência trafegando no limite tênue da prepotência e do autoritarismo."

    Estas frases também são de autoria do Sr. Gilberto Santiago, percebam que não é preciso ser onisciente para fazer um bom juízo de valor a respeito do mesmo, já temos aqui algumas opiniões que nem se dividem, por que até aqui, os amigos deste senhor parece que estão receosos de depor a seu favor ou defendê-lo. Ao que parece ele tem certeza que merece ser canonizado.

    É Sr. Gilberto, uma coisa é a imagem que o senhor tem de si, outra, bem diferente é o conceito que as pessoas têm sobre sua tão "decente" pessoa.

    ResponderExcluir
  8. Tudo isso porque descobriram que para chegar a CASSI e PREVI, a AAFBB é o caminho mais curto. Como sócio, pagador dos aviltantes salários de seus dirigentes, creio que os dirigentes da AAFBB deveriam ser proibidos a concorrer à Previ e Cassi. Queria ver se alguém iria querer ser dirigente.

    ResponderExcluir
  9. A questão, sr. Gilberto, é que me parece, estas regras eleitorais foram decididas por unanimidade da Comissão, mas elas se constituem num freio aos associados. Então a AAFBB está se comparando a democrática PREVI? Eu lhe pergunto, o Regimento eleitoral foi amplamente divulgado? Porque o regimento eleitoral não foi submetido a aprovação dos associados? Claro está que não há unanimidade entre os associados, pois as duas chapas eliminadas, constituídas de associados, estão insatisfeitas, que dirá os demais associados que pretendiam renovar a AAFBB. O regimento claramente favorece a chapa da situação, ainda mais evidenciado quando usou a estrutura dos delegados Regionais para colher assinaturas, e ainda tem outras vantagens como o endereço dos associados que a outras chapas não tem. Evidentemente as outras chapas ficaram em uma clara condição de desvantagem. Portanto, com este Regimento restritivo, houve clara violação do espírito de concorrência, fugindo-se do plano da moralidade, da transparência e da impessoalidade. E porque as pessoas comentam como anônimas? Porque quem fala é o coração que não quer calar, mas a educação me impediria de dizer tanta verdade nua, crua e indecente.

    ResponderExcluir
  10. Aos meus colegas amigos,
    Uma pessoa muito querida, que mora em Campina Grande-PB, me mandou esta linda mensagem, ela não sabe que sou agnóstica, mas EU ACREDITO na amizade, no carinho e na energia que ela direciona a mim, por isso estou compartilhando com vocês:

    Pode Se Achar !!!

    MUITO IMPORTANTE PELA FORÇA QUE TRANSMITE.

    "Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com os seus obstáculos, mas os contorna."
    Querido Deus, a pessoa que está lendo isso, é bonita, forte e eu a adoro. Ajude-a a viver a vida dela ao máximo. Por favor, promova-a e faça-a superar todas as expectativas. Ajude-a a brilhar nos lugares mais obscuros onde é impossível amar. Proteja-a o tempo todo e erga-a quando ela mais precisar de Ti, fazendo-a saber que caminhando Contigo, Ela estará sempre segura.

    ResponderExcluir
  11. Caro Gilberto, A tendência de quem está no poder é plantar discordia e incertezas nos comandados. Quem garante que no meio de nós não há alguns gatos pingados para insuflar atritos e nos desviarem a atenção. Veja o exemplo das manifestações das ruas. Quem garante que não há infiltrados nessas manifestações para fazer descreditar o movimento ou até mesmo para desestabilizar governo de outros partidos? É assim que está acontecendo no meio de nós.

    ResponderExcluir
  12. O Aldo Alfano, grande guru da chapa da Leopoldina para a AAFBB, foi eleito na época para conselheiro fiscal suplente na chapa PREVI acordada com o Valmir e o Sasseron.
    E por mais que a Leopoldina sapateie e bata pé, foi eleito e preside o conselho fiscal da AAFBB, com as mesmas normas que ela agora combate, em beneficio da chapa dele.
    Sou Urtigão mas não sou cego.
    Arregala o olhos corujinha que tem gavião no teu ninho...

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.