28 outubro, 2013

Aos Representantes da AAFBB


Senhores,

No Brasil, temos um Estatuto do Idoso que lhe garante o direito de cidadania e o que mais se viu nestas Eleições da Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil AFBB foi um afrontoso abuso de poder contra os aposentados, na maioria idosos, em total desrespeito a lei.

Uma associação que premeditamente elabora um regimento Eleitoral com regras altamente restritivas e dá poder para permitir que a Comissão Eleitoral descarte outras chapas concorrentes, usa os delegados regionais para colecionar assinaturas, na prática, impede a concorrência e  promove a manutenção no Poder pela Chapa apoiada pelos atuais dirigentes.

Na realidade nos chamam de incompetentes porque não percebemos a tempo as trancas, a amarração, os prazos curtos para divulgação e montagem de uma chapa, vez que meses antes a chapa da situação já fazia acordos com seus delegados regionais que “fecharam” com a chapa de situação e ainda senhores dos endereços dos associados, os contataram, para assinar uma lista (com os nomes da chapa em branco).

O que sabemos é que a cabeça da chapa da situação a Sra. Célia Laríchia,  presidente a ser aclamada, por mais questionada e solicitada que tenha sido, não respondeu nem deu atenção  os associados, até agora, mais de um mês após a homologação de sua chapa.

“E eu que passei dez anos pagando religiosamente minhas mensalidades, não tive o direito de, pela primeira vez, concorrer aquelas eleições e, muito menos, de saber quem vai administrar minha associação, e com isto me representar perante a PREVI e CASSI.”

Pois bem, agora chega de conversa, já requeremos, pedimos, solicitamos, cobramos, exigimos, imploramos, mendigamos, telefonamos e NADA!

Então tomamos uma atitude, a partir deste momento vamos fazer valer o Estatuto do Idoso e tomaremos as medidas legais e judiciais cabíveis.

A idéia é criar uma Comissão de Fiscalização das Associações - COFA, e quem quiser pode se juntar a nós.

Vamos acompanhar processos eleitoriais, cobrar compromissos dos dirigentes e contando com a cooperação de todos, apurar as queixas dos aposentados e denunciar as autoridades os abusos cometidos, principalmente contra os idosos, e também o mau uso das mensalidades dos associados, exigir prestação de contas e transparência, fazer relatórios.

A princípio já estamos organizados com três membros voluntários: Leopoldina Corrêa, Eliana Meneghetti e Neusa Vegini, e precisamos de pessoas que queiram se juntar a nós, que o façam sem cerimônia. Nossa estréia será na Assembléia de aclamação da chapa da situação da AAFBB.

Apesar da modernidade que vivenciamos ainda sofremos alguns preconceitos e um dos mais dolorosos é o preconceito que avilta o idoso na sua condição de cidadão de boa fé. É uma chateação sermos vítimas de abuso de poder e ainda nos taxar de incompetentes. Idosos sofrem e muito com isso, pois sob a ótica de alguns, idosos são  seres incompetentes e incapazes e, a partir daí, tudo fazem para nos alienar e usurpar nossos direitos.

Leopoldina Corrêa

5 comentários:

  1. Trata-se de uma Chapa Fantasma ou de uma Chapa Envergonhada?
    Ou será que os "donos da AAFBB" ainda não chegaram a um acordo para dividir
    as fatias do poder?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bingo! Acho que ainda estão conchavando entre si, quem vai ficar com o que.

      Mas isso ainda vai dar muito pano para as mangas!

      Excluir
  2. Querida Léo,
    Não só eu como uma infinidade de outros colegas estaremos torcendo por Você na audiência, em Fortaleza, movida contra o bode velho.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Leo, mas então essa chapa da AAFBB é uma fraude! E eu, como você, contribuo para manutenção dessa "corja" no poder háaaa muiiiitos anos. Parabéns pela s/atitude! e temos de
    continuar denunciando... é malandragem pura... Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Pois é, e agora, me responda, quem é que quer ter seu nome associado a uma fraude? Claro que ninguém!

    Me parece que a Chapa Misteriosa dos "iluminados", os únicos que conseguiram cumprir as árduas exigências do regulamento da AAFBB, agora não estão querendo mostrar-se, mais por motivo de ressaca moral do que por qualquer outro.

    O Gilberto Santiago me ligou na sexta-feira passada dizendo que ele tinha exigido a publicação da chapa naquele mesmo dia, e que, no mais tardar a chapa amanheceria no ar, já na segunda-feira, hoje é terça-feira e: NADA da chapa!

    Até a própria presidente a ser aclamada entrou muda e saiu calada de todo este escândalo. Mas se ela pensa que acabou, está muito enganada.

    Hoje por exemplo, ela está em S. Paulo fazendo campanha, pra o quê, eu não sei. Aquela ali não se elege mais nem para síndica de condomínio.

    A vice-presidente Loreni nem aí também...

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.