25 julho, 2013

Há algo muito errado na PREVI e no BB

A última edição da Revista PREVI traz um artigo muito preocupante. A PREVI divulga que existem mais de 90.000 participantes que possuem ações judiciais contra a PREVI reclamando algum direito e tenta dissuadi-los alegando, dentro de outras coisas,  que “todos estamos no mesmo barco. “O mutualismo pressupõe solidariedade entre participantes/assistidos”. Ora, senhores dirigentes da PREVI! Durma-se com um barulho desses! Como ousam falar em “mutualismo” se na hora de introduzir o “Benefício Especial de Renda Certa”, vocês “premiaram” uma parcela insignificante de participantes (8.876 colegas) e deixaram a maioria a ver navios? Pois saibam que exatamente em nome do “mutualismo” é que mais de noventa mil participantes estão na Justiça reivindicando igualdade de direitos no “Renda Certa”.

Leia a matéria aqui,à página 25 da Revista Previ 172

 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.Ryx22GIi.Vo9eDYcj.dpuf
 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.9XV04TJB.dpuf
 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.Ryx22GIi.Vo9eDYcj.dpuf
 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.wIQIOr0s.dpuf
 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.9XV04TJB.dpuf
 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.9XV04TJB.dpuf

 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.Ryx22GIi.Vo9eDYcj.dpufO argumento falacioso da PREVI na defesa do discriminatório “Renda Certa é que tal Beneficio Adicional atingiu somente os funcionários que contribuíram para o plano por mais de 30 anos ainda na ativa. A Previ argumenta que o objetivo do Renda Certa é corrigir uma injustiça. Isso porque na hora da aposentadoria, o benefício recebido pelo associado é calculado com base na contribuição durante os 30 anos – mesmo para os funcionários que contribuíram por mais tempo. Isso é uma deslavada mentira com a qual a Previ tenta burlar os juízes que se debruçam sobre os processos judiciais. O Renda Certa distribuiu quantias (algumas milionárias) entre esses associados, deixando de fora todos os demais que contribuíram e continuaram a contribuir mesmo depois de aposentados. Um dos equívocos do cálculo do Benefício Especial Renda Certa foi que a regra baseou-se no tempo de trabalho e não no de contribuição. Ademais, que diferença há entre contribuições enquanto na ativa e contribuições após aposentadoria?

A PREVI tenta intimidar que participantes e assistidos ingressem na Justiça para reaver direitos quando deveria melhor gerir nosso Fundo de Pensão de modo que sua diretoria não saia por ai cometendo desatinos e ele sim, os desatinos,  incentivam milhares de ações judiciais. Na verdade, a PREVI deveria punir dirigentes que causam prejuízos ao Fundo quando tomam decisões equivocadas e essas decisões ensejam milhares de ações judiciais. O dirigente deveria bancar com seu patrimônio os prejuízos que seus atos trazem para a PREVI
 Leia a matéria aqui, à pagina 25 da Revista PREVI 172: - See more at: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.Ryx22GIi.Vo9eDYcj.dpuf
Na outra ponta vem o Banco do Brasil. Esse, em medida desesperada, anuncia que vai simplesmente “desistir de recorrer em causas que já têm entendimento pacificado nos tribunais”.

Veja em:

Ocorre que se consultarmos o CNDT veremos que o BB está atolado em ações judiciais. O Banco do Brasil está em segundo lugar no Cadastro de Devedores Trabalhistas (logo após o Aerus, fundo de Pensão da falida e extinta Varig),com 2.053 ações transitadas em julgado, lastreados por depósitos em espécie e/outras garantias. Há um grupo grande de funcionários aposentados do Banco do Brasil que aguarda o pagamento de seus direitos trabalhistas. São direitos líquidos e certos porque assim definidos por todas as instâncias da Justiça do Trabalho.

São ações de ex-funcionários que buscaram seus direitos nos vários níveis  da justiça e, após longo  trâmite – mais de 20 anos em alguns casos -  venceram em última instância. Ocorre que a lista do BB cresce continuamente, pois, acobertado por recursos – maioria dos quais teratológicos – posterga ao máximo a liquidação de suas obrigações.  Embargos, infringências e contínuas apelações  são algumas dessas excrescências que embora com aspectos de legalidade, são, no entender de juristas consagrados, aéticos e desumanos,além de sujeitar a multas por má fé na litigância.

Há que se mencionar que a protelação dos pagamentos, além de prejudicar os ex-servidores, não beneficia o BB, eis que está sujeita a juros de 1% ao mês (o que dá 12,682% ao ano, capializado), enquanto o seu depositante em CDB é remunerado a 7% ao ano.

A todo cidadão é assegurado o direito de recorrer à justiça. O acesso à Justiça é considerado um direito humano e um caminho para a redução da pobreza, por meio da promoção da equidade econômica e social. Onde não há amplo acesso a uma Justiça efetiva e transparente, a democracia está em risco. O acesso à justiça é um direito social fundamental, principal garantia dos direitos subjetivos. Em torno dele estão todas as garantias destinadas a promover a efetiva tutela dos direitos fundamentais.

O acesso à justiça é uma preocupação de toda a sociedade moderna. No Brasil, é garantia constitucional, porém, nossa estrutura jurídica não dá suporte para que toda a população que, normalmente, seria parte em uma lide, tenha acesso a tal na resolução de seus problemas, nem garante que todos os direitos expressos sejam efetivamente postos em prática.

Então, que PREVI nos poupe de suas mensagens desalentadoras e que o Governo coloque o BB sob suas vistas atentas para impedir que atos de gestão nas relações funcionais se transformem em uma avalanche de ações judiciais.

Fonte: http://faabb.com.br/acoes-judiciais/#sthash.Ryx22GIi.dpuf

4 comentários:

  1. JÁ QUE A PREVI SABE ESTAR ERRADA PORQUE NÃO PAGA OS NOSSOS DIREITOS ASSIM NÃO PRECISARIAMOS ENTRAR NO JUDICIARIO AS PENSIONISTAS PRÉ 67 TEM DIREITO AOS 100% DA PENSÃO DOS SEUS FALECIDOS MARIDOS E OUTROS DIREITOS ADQUIRIDOS QUE TEMOS.
    ACORDA PREVI!

    ResponderExcluir
  2. CARLOS VALENTIM FILHO26 de julho de 2013 às 09:58

    Prezada Leopoldina,

    Ainda não recebi a revista PREVI. Todavia, posso afirmar que nenhum participante ou assistido (ex - associados) busca a reparação de seus direitos na Justiça por prazer ou maldade. Se a PREVI e o BB cumprissem suas obrigações previdenciárias, a primeira. e trabalhistas, o segundo, raríssimas seriam as Ações impetradas.
    Devemos considerar, também, que a PREVI está torrando recursos do nosso patrimônio do PB-1, para se defender junto ao judiciário, na tentativa de salvar-se das trapalhadas perpetradas. Seria oportuno que alguém entendido buscasse descobrir o total desses gastos, para que todos soubessem o custo para nosso Plano decorrentes das atitudes temerárias dos "competentes" dirigentes da PREVI.
    Grande abraço.
    Valentim

    ResponderExcluir
  3. Interessante seria que os administradores da PREVI, na medida de suas competências, viessem a ser obrigados a ressarcir nosso fundo por ocasião das condenações. Tal e qual o BB fazia conosco quando, muitas vezes por excesso de trabalho ou uma instrução não bem entendida e comprovada a inexistência de má-fé, nossos atos geravam algum prejuízo para a clientela. E, diga-se de passagem, usualmente o BB assumia 50% e atribuía o saldo aos funcionários envolvidos (escriturário e seu supervisor imediato). Mais ainda: dependendo da situação financeira de cada um, os funcionários responsabilizados que solicitassem ao Diretor de Recursos Humanos, geralmente obtinham o parcelamento, muitas vezes sem encargos. O pessoal da ativa não vai acreditar no que digo...E não era paternalismo, mas suporte para que o funcionário continuasse produzindo dentro da ética, com honestidade e integridade.

    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  4. Leopoldina, esperamos muito de você; talvez por parecer a mais jovem da turma; no entanto peço á todos os colegas que cuidem bem de sua saúde e agradecemos por suas lutas e conquistas; estou certa de que trabalham abnegadamente; obrigada!
    Sugiro que leiam o segundo comentário no blog da Cecília sobre os bastidores da Previ, ok?

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.