Eles esperam uma "proposta concreta" do governo de que vão receber
os repasses do Aerus, que não consegue cobrir os pagamentos devidos a
cerca de 10 mil aposentados e pensionistas.
O fundo fez seu último depósito integral em 2006 e vem pagando
apenas 8% do valor mensal devido a cada um, segundo os aposentados.
O ex-piloto Zoroastro Lima Filho, de 83 anos, disse que a intenção
do grupo é ficar até que seja feito um acordo formal com o governo para
garantir o pagamento.
"O que está atrasado vai ficar para depois, só queremos os repasses
atualizados. Vamos até o fim. Já vencemos o julgamento no STF."
Julgamento
Julgamento
No último dia 12, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a
União indenize a extinta companhia aérea Varig por prejuízos decorrentes
do congelamento de tarifas entre outubro de 1985 e janeiro de 1992
durante a vigência do Plano Cruzado.
Pelos cálculos da Varig e de seus ex-trabalhadores, a indenização seria de cerca de R$ 6 bilhões.
A AGU (Advocacia-Geral da União), no entanto, diz que, em valores de maio de 2012, o montante está na casa dos R$ 3,07 bilhões.
Quando receber os recursos, a Varig deverá usar o dinheiro para
quitar dividas trabalhistas da companhia e pendências com o fundo de
previdência Aerus, que reúne ex-funcionários da empresa.
Valor
De acordo com o advogado Alberto Pavie, que junto com Pedro Gordilho
advoga para a Varig, é impossível se precisar o valor a ser indenizado
neste momento.
"Quando for certificado o trânsito em julgado no STF (fim do
processo), será aberta uma nova ação na primeira instância da Justiça
Federal e a Varig vai apresentar suas planilhas. Com isso a Justiça
fará, pela primeira vez, um cálculo oficial do montante devido", disse.
O processo em que a Varig pede indenização tramita na Justiça desde 1993 e, em 2007 chegou ao STF. Apesar da vitória, ainda cabem recursos para questionar a decisão e o processo para calcular o montante efetivo a ser pago deve se arrastar por mais algum tempo.
Fonte:
TNOnline
FolhaPress
É triste dizer, mas muitos morrerão antes!
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