26 março, 2013

UM ADENDO: Uma Notícia Ruim – Uma Notícia Boa. Entrevista com Fernando Amaral - Vice-Presidente da ANABB

Caros colegas,

Eu tenho feito algumas entrevistas com pessoas pela oportunidade que me surge. Desta feita, por ocasião de sua passagem por Fortaleza, pude entrevistar o Vice-Presidente da ANABB, nosso colega Fernando Amaral.

Posso afirmar a todos vocês que esta é uma entrevista bastante esclarecedora. Portanto, assistam:


Colegas, para esta postagem ficar ainda mais completa estou fazendo um adendo da colega Isa Musa.
Leopoldina Corrêa


Uma Notícia Ruim – Uma Notícia Boa.


         Por ocasião da homenagem que a PREVI prestou aos aposentados no último dia 2 de janeiro, seu presidente, Dan Conrado falou ligeiramente da possibilidade de redução da taxa de Reserva de Contingência de 25% para 15%.

         O que significa isso? Compreendendo o que é a Reserva de Contingência podemos inferir os riscos dessa redução. Sabemos que RESERVA MATEMÁTICA é o valor que o Plano necessita para atender aos compromissos futuros. Tal Reserva dimensiona o quanto que hoje a PREVI necessita para cobrir o pagamento de aposentadorias e pensões até o último participante. Sabemos também que tudo o que ultrapassa o valor da Reserva matemática é considerado superávit, só que nem todo superávit é livre, leve e solto para ser distribuído. Parte considerável dele obrigatoriamente deve ser preservado como um colchão de segurança para cobrir riscos. Trata-se da Reserva de Contingência. A Lei hoje determina que a Reserva de Contingencia corresponda até 25% da Reserva Matemática. A própria PREVI escreve na Revista edição 169, o mês de março que “o volume de benefícios concedidos pelo Plano 1 crescerá fortemente nos próximos na os. Isso obriga a Previ a manter uma Reserva Matemática muito maior para cobrir suas obrigações futuras. Por tabela, o nível da Reserva de Contingência sobe na mesma proporção. Desse modo é preciso gear um volume de superávit muito mais alto para superar o limite de 25% da Reserva Matemática”

         Soa estranho, então, a opinião do Presidente Dan Conrado quando fala em redução da Reserva de Contingência para 15% . Ora, se a tendência de redução da taxa de juros tornará mais difícil a obtenção de superávits não deveriam os gestores cautelosos proteger a Reserva de Contingência? Esta sugestão de redução da taxa de reserva de contingência, a exemplo do ocorreu com resolução 26/2008, possibilitará ao Banco se beneficiar ainda mais da Reserva Especial, considerando que, segundo o BASILÉIA III, não vai mais reconhecer ativos excedentes da PREVI no resultado. Seria uma compensação.

         Opinião qualquer um pode ter, e o Presidente da Previ tem direito à sua, mas eis que curiosamente damos de frente com o PLP 236/2012, de autoriza do Deputado petista Ricardo Berzoíni, propondo a alteração do  art. 20 da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, passaria a vigorar com a seguinte redação: “Art. 20. O resultado superavitário dos planos de  benefícios das entidades fechadas, ao final do exercício, satisfeitas as exigências regulamentares relativas aos mencionados planos, será destinado à constituição de reserva de contingência, para garantia de benefícios, até o limite de quinze por cento do valor das reservas matemáticas. Protocolado em fins de dezembro, esse Projeto de Lei nos permite inferir que a opinião do Presidente da PREVI faz parte de um acordo com o deputado do Partido do Governo. Tudo muito arranjado, muito tramado, não é? E Berzoini ainda justifica seu projeto afirmando um cenário que só ele e os arautos do Governo enxergam: “Ocorre que o dispositivo foi votado no ano de 2001, em um cenário macroeconômico de taxa elevada de juros e endividamento, intensa volatilidade nas cotações dos ativos financeiros, mercado de valores debilitado por crises internacionais relativamente recentes e iminência de alternância política. Desse modo, o quadro da época justificava a fixação de uma parcela mais conservadora, para composição da reserva de contingência.   No entanto, a regra de se destinar à reserva de contingência o equivalente a um quarto das reservas matemáticas revela-se demasiadamente exagerado para o contexto atual. Nosso País mantém taxa reduzida de juros, controle da dívida pública e instrumentos eficazes de controle dos ativos, além de transparência dos passivos atuariais. O aperfeiçoamento dos mercados e as medidas tomadas pelo governo na última década permitem a adoção de uma margem menor do que a atual."
         Tal visão superestimada, exageradamente otimista, nos dá a entender que o Deputado Berzoini não lê jornais sobre as crises internacionais.

         Fundos de Pensão, mesmo os poderosos como a PREVI enfrentam desafios cotidianos. O desafio agora é atuar de forma apropriada e sem comprometer a sustentabilidade do plano no futuro. Na América do Norte e na Europa Ocidental durante a década de 90, empregadores, empregados e seus sindicatos, governos e outros intervenientes quiseram grandes fatias do bolo. Não que a melhoria de benefícios, a redução de contribuições ou mesmo retiradas de ativos superavitários fossem erradas. Mas a escala com que foram feitas foi irresponsável. Elas também foram baseadas na falsa premissa de que os bons tempos continuariam para sempre, e que mais superávits seriam gerados no futuro. Esses fundos de pensão têm agora déficits substanciais, e sua existência está ameaçada.

         O perigoso Projeto de Lei do Berzoini (236/2012), já tramita na Câmara e na Comissão de Seguridade Social e Família, tendo sido Designada Relatora, a Dep. Erika Kokay (PT-DF). Ontem mesmo, dia 26, o Vice-Presidente da ANABB, Fernando Amaral, e sua assessoria parlamentar já estiveram com a Deputada Kokay mostrando os inconvenientes desse Projeto de Lei.  A todos nós cabe acompanhar e fazer pressão sobre os Deputados para que abortem essa ideia. Naturalmente também a FAABB já se mobiliza para mostrar aos parlamentares a gravidade do que está sendo proposto.

         Agora a boa notícia. O Ministério Público Federal do distrito Federal (MPF-DF) ajuizou duas ações civis públicas contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a União, para corrigir irregularidades no edital do trem de alta velocidade (TAV ou Trem Bala). O pedido de liminar do MPF/DF visa prevenir prejuízo às empresas proponentes. Se o Ministério Público está preocupado com o prejuízo aos cofres públicos, como nós, aposentados e pensionistas da PREVI não ficaremos arrepiados em ver que o Governo insiste que a PREVI se lance nesse novo Sauípe? A FAABB já está de posse das duas petições iniciais do MPF e também estuda como corroborar a inconveniência da PREVI usar nosso patrimônio em projetos que só interessam ao governo. Ao mesmo tempo, sugerimos que os setores organizados do funcionalismo (sindicatos, associações) já se mobilizem, juntem-se a nós, para essa que será mais uma verdadeira guerra em defesa de nossos interesses.

Isa Musa de Noronha

18 comentários:

  1. Assisti na íntegra a entrevista do colega Amaral. Relatos sobre assuntos atuais e, imagino, interessantes para a grande maioria dos integrantes do “PB-1”. Como Você e muitos outros também solicitei, já há algum tempo, a minha desfiliação da Anabb. Formei convicção plena de que a entidade se afastou totalmente dos reais interesses dos aposentados e das pensionistas. Pretendo observar mais um pouco o comportamento da atual diretoria no trato dos assuntos polêmicos por Você levantados durante a entrevista. Ainda acho precoce qualquer iniciativa da minha parte no sentido de cogitar sobre o retorno ao quadro de associados da entidade.

    ResponderExcluir
  2. O Fernando Amaral tem credibilidade e ele, à frente de uma vice presidência da ANABB já me faz crer que aquela entidade mudou e mudou para melhor, agora sem a sombra de um ex-presidente que caiu cercado de denuncias. Voltei a confiar na Anabb depois de assistir essa entrevista. Vou pedir minha nova filiação, agora sim! Anabb esta no rumo certo!

    ResponderExcluir
  3. Excelente entrevista do Vice-Presidente Amaral. Lembro-me dele na PREVI. Ele foi contra o Contrato BB x Previ de 1997, ele foi cassado como Diretor da Previ em um golpe armado pelo então conselheiro deliberativo Camilo, ele foi contra o Estatuto do Interventor na Previ. Agora, na ANABB, faz o que sabe: bota a casa em ordem. Eu também havia saído da ANABB, estou voltando, pois essa nova gestão merece.

    ResponderExcluir
  4. Não se iludam.
    A resposta á última pergunta da Léo (a quinta); mostra a quem a ANABB defende.
    Se a Previ, não tem dinheiro nem prá ajustar os benefícios, com o risco dos aposentados terem de voltar a contribuir, como poderá ser bom negócio esse "trem bala"?
    A ANABB não entraria na justiça prá nos defender; não é interessante prá ela, voces viram.
    Esse trem bala é uma obra faraônica, igual a da transposição do rio São Francisco; está lá parada... sangrando dinheiro... com licitações e mais licitações; é tudo o que um político gosta!
    Não precisa entender muito do assunto prá ver o óbvio.
    Como confiar num laudo técnico da Previ, se os dirigentes são sindicalistas ou outros colocados pelo governo?

    ResponderExcluir
  5. Nao percebi assim. Amaral ja foi Diretor da Previ e sabe que todo investimento é estudado e mais, a Previ ja pena por ter se metido em Sauípe. Evidentemente a Previ sofrera forte pressão do governo para se meter em Trem Bala, caberá entao as Associações reagirem. Se associados da ANABB fizerem pressão a ANABB ira reagir. Eu ja escrevi a ANABB insistindo para que entre com uma medida contra o Trem Bala. Sugiro que todos os socios que pensam assim também escrevam

    ResponderExcluir
  6. A senhora Isa Musa consegue com lucidez impressionante destrinchar em linguagem simples toda a trama que nos prepara o Governo. Primeiro, a redução da taxa de Reserva de Contingência só para sobrar mais dinheiro de superávit para o BB, depois com a intenção do Governo em nos enfiar goela abaixo o Trem Bala. Confio nas iniciativas da FAABB, mas temo que ocorra agora, o mesmo que ocorreu quando da privatização da Cia Vale, quando a despeito de tantos Mandados de Segurança, o Governo cassou todas as liminares e vendeu a Vale na Bacia das Almas. É uma briga ruim, contra adversários poderosos.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que vi no texto da sra. Isa, com exceção da redução do nivel da reserva de contingência, ela concorda plenamente com o cenário pintado pelo presidente da Previ. Seria de bom tom, então, ela tomar a posição de defender nosso fundo de quaisquer alteracoes no regulamento, notadamente no caso de reajustes gerais, que possam por em risco a continuidade do pagamento de nossos minguados, que é a maioria, beneficios. Afinal, se ela não concorda com a diminuição da reserva de contingência, uma vez que os superávits se tornarão coisa rara, como é que ela concordará com aumento nos beneficios, suspensão de contribuicoes e outros bets, coisas que exigirão reservas matemáticas robustas ? Tem como explicar?

    ResponderExcluir
  8. Vejam no site da ANAPAR de hoje (27/03), sobre o título: "A reinvenção dos fundos de pensão".
    Parece que o governo já conta como certa a participação da Previ no investimento do trem bala.
    Incrível! Sem nos consultar? Sem consultar nossas associações?
    Parece que só consultou a ANABB!
    Vocês vão deixar?

    ResponderExcluir

  9. O cenário é preocupante e dai a estranheza de que um deputado ex-colega como Berzoini querer bulir no colchão de segurança que são os 25% da Reserva de Contingência. Defendo sim, toda a sobra da Previ em proveito de participantes e assistidos, mas com segurança, sem comprometer o plano e na parte excedente à Reserva. Somente no que estiver apropriado em Reserva Especial. No ultimo exercício a previ fechou com pouco mais de 1 bi na Reserva Especial. Se valesse a redução para 15% a reserva especial seria de R$ 5,358 bilhões, mas certamente comprometeria o equilíbrio do fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, d. Isa, com 25% ded contingência não teremos mais superávit, ou seja, reserva especial. Como então ficará a continuidade do BET, a suspensão das contribuicoes e as nossas esperanças de melhores benefícios? Esses penduricalhos não vão comprometer o equilibrio do fundo? A Previ vai ter que conviverr nessa economia de jurtos baixos buscando outros tipos de investimentos mais lucrativos, talvez insuficientes para gerar superávit, mas capaz de manter o equilibrio financeiro. Significa menos aplicação em renda fixa e variável. Mas onde buscar melhor rentabilidade? No final, a senhora vai concordar com os dirigentes das Previ e nós nos tornaremos uns bobos por acreditar nesses colegas que vivem atacando nossas instituicoes e dirigentes. Critiquem, mas com responsabilidade e respeito ao lafdo mais fraco dessa briga, nós os participantes, assistidos..

      Excluir
  10. Caro anônimo, não sou irresponsável e nem critico dirigentes de qualquer entidade sem buscar fundamentação do que escrevo e sempre mantive respeitoso diálogo com diretores da PREVI mesmo criticando e até processando a PREVI. Quem pode afirmar que com 25% não teremos mais superávits? O que todos os analistas afirmam e com propriedade é que o cenário de redução de juros exigirá criatividade dos gestores de planos de beneficio definido. Muitos Fundos já reduzem a meta atuarial espontaneamente, no entanto, 42% dos fundos de pensão brasileiros ainda aplicam o limite de 6%, considerado difícil de atingir no atual momento econômico. A PREVI já reduziu sua meta e cabe aos gestores compreender o fim de uma situação de relativo conforto e ao mesmo tempo, reavaliar as estratégias de alocação. Com o novo patamar da taxa de juros, os fundos de pensão têm buscado alternativas de investimento além dos títulos do governo, que não têm proporcionado a rentabilidade desejada. Assim, aportes em renda variável e em diferentes setores de economia despontam como alternativas para estes fundos. Neste cenário, o setor imobiliário paulatinamente ganha destaque graças ao seu potencial de crescimento. Mas, não sou quem tem de buscar alternativas. Nossos colegas gestores da PREVI têm assessores competentes e mui bem pagos para enfrentar tais desafios sem bulir no colchão de segurança da Reserva de Contingência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sra. repete agora o que os dirigentes da Previ vem dizendo há algum tempo. Eu sei porque tô ligado na internet, inclusive no site da Previ, onde existe uma noticia recente dizendo exatamente o que a sra. escreveu agora. A verdade é que não existe mágica pra fazer superávits iguais aos que já tivemos, a não ser que a sra, agora, ache certo manter o volume de investimento em renda variável, ou que se coloque dinheiro em obras de interesse nacional, tipo aeroportos, portos, trens-balas, etc... Infelizmente, se não se fizer essa redução, brevemente estaremos proximos da indigência(falo da grande maioria, óbvio). Torço pra que isso aconteça, em oposição aos blogueiros, os "notáveis", os ex diretores e conselheiros da oposição, que se dizem defensores de nós desvalidos, e que essa mudança seja usada para alterar no que for possivel, em favor da massa, aquela que faz a base da piramide. E depois de feito, como a sra. mesma escreveu, "...gestores da PREVI tem assessores competentes e mui bem pagos para enfrentar desafios...". Esse discurso emocional não pode continuar. O pragmatismo tem que ser a prática, pois não somos imortais.

      Excluir
  11. D. Isa; obrigada pelo que está fazendo.
    Também ao ministério público; pois se alguém não fizesse alguma coisa, estaríamos fadados ao abandono.
    Infelizmente!

    ResponderExcluir
  12. Prezado anônimo, não há o que me agradecer, pois a FAABB faz o que é necessário. Interessante que o Ministério Público se preocupa com prejuízos ao erário público - então nós devemos cuidar para que não caia o prejuízo para a PREVI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MP tem a obrigação de, antevendo prejuízos ao erário, adotar as providencias cautelares. Da mesma forma, se comprovado o prejuízo, cumpre-lhe ingressar com as ações cabíveis de responsabilidade, etc. O comentado possível ingresso da FAABB como litisconsorte ativo -- com a usual fundamentação sempre oferecida pela Entidade, com certeza deixará bem claro ao MP e aos julgadores, que o PB1, já "fechado", não pode investir em projetos cujos retornos, além insuficientes e duvidosos, deixarão de propiciar a rentabilidade necessária ao atendimento dos compromissos com os assistidos no curto e médio prazo. Nós ficamos na expectativa de que a senhora continue seu bom trabalho, o que agradecemos.

      Cordialmente,
      Luiz Faraco - Florianópolis-SC

      Excluir
  13. Esse trem bala de "festim", pelo que posso infererir do posicionamento da ANABB, pelo seu presidente, que sob a óptica do governo, fala pela PREVI, vai "decolar" via INVEPAR, que terá aporte de recursos da PREVI. Aliás, historicamente, a INVEPAR é muita generosa com os recursos da PREVI, visto que ganhou a concessão do aeroporto de Cumbica, por um lance, se não me falha a memória, de 16 bi, vencendo a Corretora BRADESCO, onde os técnicos são sérios e isentos, que deu lance de 6 bi.

    ResponderExcluir
  14. Dúvidas: a economia vai continuar como está? A inflação voltando não obrigará os juros (SELIC) voltarem à nossa realidade?
    Os assessores e os diretores da Previ são competentes para grandes investimentos como Sauipe, Palacio Tangará, Guarulhos? Gostaria que D.Isa analizasse o "investimento Palácio Tangará" e sua história.
    Se são competentes, parece que de vez em quando escorregam ou estão só obedecendo ordens superiores. O trem bala vem aí e, atençao, quem vai investir é a Invepar e não a Previ diretamente.

    ResponderExcluir
  15. Caso haja necessidade de um aumento de capital por parte da Invepar para que tenha condições de participar da concorrência do trem bala, os recursos do “PB-1” é que serão utilizados para essa finalidade. O resultado da Invepar no final do período, caso seja sensibilizado por um retorno ruim nos investimentos desse mesmo trem bala, impactarão de forma negativa o balanço da Previ no exercício. Portanto qualquer passo em falso nessa empresa de infraestrutura criada com os outros fundos de pensão de estatais trará consequências danosas e afetará diretamente a Previ (PB-1), o Funcef e a Petros.

    ResponderExcluir

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.