Um dos jornais mais lidos dos Estados Unidos, "The New York Times", publicou uma reportagem, recentemente, enaltecendo todas as ações do juiz federal Sérgio Moro [VIDEO]contra os corruptos no Brasil. De acordo com o jornal, a Operação Lava Jato [VIDEO] tem sido muito bem conduzida por Moro e a reportagem escolheu uma frase para resumir tudo o que tem ocorrido no país: "O juiz que quer limpar a política brasileira partindo dos tribunais".
Segundo a reportagem, Moro tem se tornado um exemplo de combate aos poderosos políticos que nunca imaginavam viver uma situação dessa. O magistrado tem sido o rosto que luta pela prestação de contas da classe política brasileira.
A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é descrita pelo jornal como um grande fator que mostrou o rigor e a força de Moro em não se abalar diante de figuras importantes da história do Brasil. Lula se tornou o primeiro ex-presidente condenado por um juiz.
A publicação se rende a surpreendente consistência de resultados concretos vindos de responsáveis investigações. Moro se mostrou audacioso diante de uma longa história de impunidade que foi construída no Brasil. Graças à pressão implacável do juiz e de outros coordenadores da Operação #Lava Jato, os resultados têm se tornado positivos e vários políticos condenados pelos tribunais.
Além das fronteiras
De acordo com o "The New York Times', os trabalhos de Sérgio Moro foram tão consistentes que chegou a ultrapassar as fronteiras do Brasil, levando a Justiça americana a chamar o que estava acontecendo no Brasil de "o maior acordo de suborno estrangeiro feito pelo Departamento de Justiça dos #EUA".
As investigações da Lava Jato chegaram a prender um ex-presidente peruano e movimentou ações criminais em vários outros países.
Em entrevista ao jornal, Moro torce para que a Lava Jato não fique apenas como mais um episódio na história do país, mas, sim, como algo que mude e transforme a cultura corrupta de grande parte dos políticos brasileiros.
Grandes mudanças
Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato acreditam que, para a impunidade perder as forças no Brasil, é necessário grandes mudanças, um tipo de transformação profunda. O juiz citou que seria imprescindível uma análise detalhada das regras de financiamento de campanhas eleitorais, diminuição dos partidos políticos e acabar com a imunidade dos parlamentares para que eles sejam julgados igual um cidadão comum. #SérgioMoro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.