Planilhas da comissão de licitação do Banco do Brasil mostram que a
agência de publicidade Multi Solution recebeu notas maiores do que duas
concorrentes que, segundo os próprios julgadores, apresentaram as mesmas
falhas que ela nas propostas de negócio que fizeram ao BB.
A empresa ficou com o primeiro lugar da concorrência que, como noticiado no último dia 25 de abril, teve o resultado antecipado pela Folha.
O jornal recebeu informação de que a Multi Solution estaria entre as
vencedoras quatro dias antes da abertura oficial dos envelopes que
trariam a classificação.
Já na ocasião, foi dito que houve direcionamento dentro da estatal para
garantir que a Multi Solution estaria entre as três empresas que
dividiriam o contrato de até R$ 500 milhões por ano, prorrogável por até
60 meses. Isso totalizaria R$ 2,5 bilhões, sem calcular eventuais
reajustes.
A concorrência é a de maior valor já realizada no governo Michel Temer.
A informação de que a Multi Solution estaria entre as vencedoras foi
registrada pelo jornal em cartório na própria quinta-feira (20) e
publicada em anúncio cifrado na seção de classificados no domingo
anterior à abertura dos envelopes, dia 23 de abril.
Após a publicação da reportagem, o banco instaurou auditoria e suspendeu
a homologação do resultado até a concluir as investigações.
A informação de que a Multi Solution foi menos penalizada pelos
avaliadores consta de planilhas que estão anexadas no processo de
licitação, colocado à disposição do público pelo BB após o jornal
revelar que o resultado havia vazado para a reportagem.
Os papéis mostram que a subcomissão de licitação do Banco do Brasil deu
notas maiores à Multi Solution em dois quesitos técnicos nos quais os
próprios avaliadores apontaram problemas idênticos nas propostas de duas
de suas concorrentes.
Ao avaliar a "capacidade de atendimento" das agências, os jurados
disseram que a Multi Solution não informou "nenhum cliente com o porte
do Banco do Brasil e poucos com porte similar".
Disseram ainda que "não foi evidenciado, de forma completa, as
quantidades e qualificações dos profissionais que estarão à disposição
para execução dos serviços ao banco". Por esses dois motivos,a Multi
Solution recebeu nota 13,08 de um total possível de 15.
As mesmas justificativas constam da planilha de avaliação de outra
empresa, a Calia. Ao julgar a agência, a subcomissão apontou os mesmos
problemas, nos mesmos termos, linha por linha. A nota da Calia, porém,
foi menor: 12 de um total possível de 15. A firma acabou ficando com a
última colocação na licitação do BB.
A Multi Solution também perdeu menos pontos do que outra concorrente, a
agência Heads, no quesito que avaliava relatos de soluções para
problemas de comunicação.
Neste caso, os julgadores deram nota 9,5 de um total possível de 10 para
a agência vencedora, justificando o desconto de meio ponto pela "baixa
relevância" de um case apresentado como referência, a propaganda de uma
marca de cadernos.
A mesma justificativa, resultado de ação de "baixa relevância" foi usado
para descontar a Heads. Enquanto a Multi Solution perdeu 0,5 ponto, sua
concorrente recebeu nota 8,75 de um total possível de 10, sofrendo um
desconto de 1,25.
Ao final da abertura das notas, a Multi Solution acabou com a primeira
colocação na concorrência, somando 91,58 pontos. A segunda colocada
ficou mais de seis pontos atrás.
A Folha não conseguiu fazer contato com a Multi Solution neste
domingo (7), mas em comunicado anterior a empresa rechaçou a hipótese de
ter sido beneficiada na concorrência.
O presidente da agência, Pedro Queirolo, disse, na ocasião, por e-mail,
que "de forma alguma [houve direcionamento]". "Acreditamos que o novo
momento que nosso país enfrenta é uma oportunidade para desenvolver um
trabalho sério e competente também no setor público." Sua empresa nunca
prestou serviços a órgãos públicos. O BB seria o primeiro.
OUTRO LADO
Procurada, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil emitiu nota na
qual informa que "está aberta, até a próxima quarta-feira (10), a fase
de apresentação de recursos referentes à licitação para contratação de
agências de publicidade". "Todos os questionamentos dos licitantes serão
respondidos pela comissão responsável."
A instituição ressaltou que está cumprindo os prazos previstos no edital da licitação, publicado em janeiro.
"O Banco do Brasil acrescenta que iniciou processo de auditoria interna
para avaliar as etapas da licitação e condiciona a homologação final do
processo à conclusão desta apuração."
"Todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto
com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela
avaliação, estão disponíveis para consulta pública", ressalta a
instituição financeira ao final do texto.
A Multi Solution não foi encontrada neste domingo (7), mas em comunicado
anterior negou favorecimento. Disse que a licitação do BB "veio para
coroar os 20 anos de trabalho da agência, reconhecida por construir
grandes cases no setor privado".
MESMOS PROBLEMAS, NOTAS DIFERENTES
Planilhas detalham proposta de agência em licitação
PASSO A PASSO DA LICITAÇÃO
1. Formada por seis integrantes, a subcomissão de licitação responsável
por dar notas às agências que concorreram no certame de publicidade do
Banco do Brasil atuou em diversas etapas
2. Na primeira fase, os jurados analisaram o chamado plano de
comunicação. Neste passo, avaliaram as propostas feitas por cada uma das
14 agências sem que os papéis tivessem logomarca que identificasse quem
era o autor da proposta
3. Na fase seguinte, os julgadores divulgaram notas das propostas
técnicas de cada agência. Nesta etapa, as agências deveriam propor e
apresentar dados que certificassem sua:
> Capacidade de atendimento
> Repertório
> Relatos de cases de sucesso, em que tivessem conseguido dar soluções eficazes para problemas de comunicação
FALHAS
Editoria de Arte/Folhapress | ||
MESMOS PROBLEMAS, NOTAS DIFERENTES Planilhas detalham proposta de agência em licitação |
> Em dois quesitos da proposta técnica –capacidade de atendimento e
relatos de soluções de problemas de comunicação– os julgadores elencaram
problemas na proposta da Multi Solution
> As mesmas falhas apontadas na proposta da Multi Solution foram indicadas em propostas formuladas por outras duas agências
> Em ambos os casos, as concorrentes receberam notas menores que as da Multi Solution
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MESMOS PROBLEMAS, NOTAS DIFERENTES Planilhas detalham proposta de agência em licitação |
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MESMOS PROBLEMAS, NOTAS DIFERENTES Planilhas detalham proposta de agência em licitação |
ENTENDA O CASO
20 de abril - o nome da primeira colocada em uma licitação para a conta
de publicidade do Banco do Brasil é antecipado à Folha. A abertura dos
envelopes que trariam o resultado, porém, estava marcada apenas para o
dia 24
23 de abril - a Folha exibe anúncio cifrado informando que a Multi Solution seria a ganhadora da concorrência
24 de abril - Na concorrência de maior valor já realizada no governo
Temer, a empresa fica em primeiro lugar em licitação para a conta de
publicidade do banco. Outras duas agências foram selecionadas
25 de abril - A Folha publica reportagem mostrando que o
resultado havia sido antecipado dias antes. No mesmo dia, o banco
decidiu não homologar o resultado da licitação e auditoria é aberta
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