06 março, 2015

Presidente da CPI da Petrobras vai excluir o PT de sub-relatorias

Um revés puxa o outro O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), decidiu excluir o PT do comando das quatro sub-relatorias que devem ser criadas para investigar a estatal na reunião desta quinta-feira (5). O peemedebista quer indicar os sub-relatores sem submetê-los ao plenário. Como PT e PMDB já ocupam a presidência e a relatoria, ficam fora dos novos postos. A justificativa é descentralizar os trabalhos, mas a aproximação entre o PMDB e a oposição preocupa o governo.
Dominado Bruno Covas (PSDB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PP-SP) e André Moura (PSC-SE) devem ser sub-relatores. Falta definir um nome, entre PR e PSD.

Aceno O relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), antecipou o plano de trabalho que apresentará nesta quinta a deputados de PMDB e PSDB. Disse ter atendido alguns dos pontos levantados pela oposição.

Caixa… Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou a integrantes da CPI que dinheiro não é problema para contratar a Kroll, consultoria que trabalhará para a comissão em busca de recursos de delatores em contas no exterior.

… forte O grupo mira principalmente valores que os ex-executivos da Petrobras Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco tenham omitido.

Fiel O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki sinalizou que vai seguir à risca os pedidos de abertura de inquérito e arquivamento contra políticos feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Tenho dito Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que trabalhará para derrubar o veto de Dilma Rousseff à correção de 6,5% na tabela do imposto de renda, caso não haja debate. O governo falará com senadores na segunda-feira.

Cupido Na conversa que teve com Michel Temer, de cerca de 20 minutos, Dilma pediu que o vice interceda junto ao presidente do Senado para que explique o porquê de tanta insatisfação.

Não ajuda Até esta quarta, Dilma continuava disposta a efetivar Claudio Campos na presidência da Transpetro. O interino tem feito uma limpa na gestão de Sérgio Machado, indicado por Renan.

Mercado… Advogados do mensalão que ainda não representam réus na Operação Lava Jato estão sendo procurados por políticos que temem estar na lista de Janot.

… aquecido As conversas são preliminares “Eles aguardam algo mais concreto, está tudo no campo da especulação”, diz um dos consultados.

teori

Ar carregado O STF marcou um pregão para o próximo dia 12. O objetivo é comprar 1.500 máscaras de ar.

Derreteu Um deputado tucano resumiu, ao ver a convocação do ministro Cid Gomes (Educação), com 108 votos: “Em um mês, Dilma perdeu 28 deputados”. Arlindo Chinaglia (PT) teve 136 votos para a presidência da Casa.

Flashback Alexandre Padilha vai coordenar um comitê que vai centralizar as relações do governo Fernando Haddad com a Câmara, nos moldes de um que pilotou quando era ministro da articulação política de Lula.

Ajuda externa Eduardo Suplicy conseguiu que o congresso americano de Renda Básica aprovasse moção para que Dilma regulamente lei sobre o tema. Na carta em que mandou o pedido à presidente, cobrou pela décima vez audiência com ela.

Visita à Folha Hüseyin Diriöz, embaixador da Turquia no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com M. Özgün Arman, cônsul-geral da Turquia em São Paulo.

com PAULO GAMA e ALEXANDRE ARAGÃO



TIROTEIO
Os que esculhambaram Renan em 1º de fevereiro agora posam para foto bajulando o senador. Não é possível fazer política assim.

DE JOSÉ PIMENTEL (PT-CE), vice-líder do governo no Senado, sobre elogios da oposição ao presidente do Senado pela devolução da MP das desonerações.



CONTRAPONTO
Na arquibancada
José Serra (PSDB-SP) fez na tarde desta quarta-feira seu primeiro discurso desde que retornou ao Senado. Foi uma fala dura sobre erros da política econômica do PT.

–Foi-se ao vaso sanitário, jogou-se um bilhete premiado e puxou-se a descarga na economia brasileira.

Pouco antes do início, era intenso o fluxo de deputados tucanos ao Senado para assistir à estreia.

Quando Serra já havia começado a discursar, um senador entrou esbaforido no plenário.

–Deixe eu correr para apartear o Serra, que ele me ligou pedindo –disse, se esquivando de quem o abordava.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.