12 março, 2015

Com protestos, paulistanos usam Waze para criticar e elogiar Dilma

Usuários do aplicativo de mapas e trânsito Waze têm utilizado a função de mensagens e avisos do software para publicar frases de apoio ou crítica à presidente Dilma Rousseff (PT), reproduzindo embates que se tornaram comuns em outras redes sociais, como o Facebook. 

Na segunda (10), por volta das 20h, a Folha encontrou tanto mensagens a favor da presidente e do PT como frases criticando ambos. A reportagem estava na rua Bela Cintra, região dos Jardins (zona oeste), próximo de onde ocorrerá no domingo (15) a concentração do protesto contra Dilma. 

Qualquer usuário pode incluir mensagens ao reportar um incidente no Waze, se identificando com um nickname. Também há uma função de bate-papo propriamente dito. 

Procurado, o Waze afirmou, em nota, que funcionários checam se a linguagem usada nas mensagens publicadas por usuários é adequada. Disse, ainda, que seu mapa é "preciso e rico por causa da quantidade enorme de informação" disponibilizada por usuários. "Por esse motivo, o Waze é o melhor app para estar ciente de quaisquer atividades políticas ou de bloqueio de vias". 

Quando o aplicativo foi lançado no Brasil, em 2012, usuários o usavam para reportar blitze. Na época, em entrevista à Folha, o israelense Uri Levine, criador do software, disse que não encorajava essa postura, que acontecia em pequena escala. "Eventualmente, a polícia pode usar o Waze também", afirmou Levine.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.