11 fevereiro, 2015

Defesa de Pizzolato usa caso Battisti para tentar barrar extradição da Itália


A recusa do governo brasileiro em devolver à Itália o ex-terrorista Cesare Battisti foi utilizada pela defesa do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para tentar convencer a última instância do Judiciário italiano a não extraditá-lo para o Brasil. 

O julgamento dos recursos começou às 10h25 (7h25 DF) na Corte de Cassação em Roma. Pizzolato não está presente. A audiência é a portas fechadas. Cinco juízes –quatro homens e uma mulher– julgam o caso. 

Somente tiveram acesso à sala da 6ª sessão penal os dois advogados de Pizzolato e representantes do Ministério Público italiano e do governo brasileiro. 

"Houve uma citação ao caso Battisti e a defesa cobrando a reciprocidade da Itália, mas acreditamos que a decisão de hoje é apenas técnica, e não política", disse Michele Gentiloni, advogado contratado pelo governo brasileiro para acompanhar o caso. 

O criminalista Alessandro Sivelli, que defende o petista, não quis conceder entrevista antes do início do julgamento. 

Em novembro, a Corte de Apelação de Bolonha acolheu os argumentos da defesa de que as penitenciárias brasileiras ofereciam risco à integridade física de Pizzolato e negou sua extradição. 

A decisão da Corte de Cassação é a etapa definitiva do caso no Judiciário italiano. Se for favorável à extradição, o Ministério da Justiça - que tem a última palavra sobre o caso - tem 20 dias para se pronunciar sobre o envio ou não do petista para cumprir pena no Brasil. 

Se a Corte de Cassação der nova vitória a Pizzolato, o caso é definitivamente encerrado e só restaria ao Brasil iniciar uma nova ação penal contra o ex-diretor do BB na Itália ou pedir o cumprimento da pena de 12 anos e 7 meses de prisão no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.