10 fevereiro, 2015

Bendine marcará teleconferência para acalmar acionistas da Petrobras

O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, buscará investidores nacionais e internacionais para tentar tranquilizar o mercado sobre os rumos da empresa. 

Segundo a Folha apurou com integrantes do governo, o executivo fará uma teleconferência até a próxima sexta (13) a fim de acalmar acionistas e empresas preocupados com a situação da petroleira diante do escândalo de corrupção que tem afetado as contas da companhia. 

No contato, conforme relatos de interlocutores, ele prometerá ganhos aos acionistas e procurará garantir a rentabilidade em meio à novela do balanço não auditado. 

No ano passado, a PwC (PricewaterhouseCoopers) negou-se a liberar as demonstrações contábeis da Petrobras em razão das denúncias de corrupção decorrentes da Operação Lava Jato, da PF. 

As regras que regem o mercado de capitais brasileiro exigem que os balanços das empresas com ações em Bolsa passem pelo escrutínio de auditores independentes antes de serem divulgados ao mercado. A Price determinou que a estatal desse baixa nos valores dos investimentos em ativos inflados por propinas. 


Nacho Doce - 1º.abr.2011/Reuters
Aldemir Bendine, que deixou o BB para assumir a Petrobras
Aldemir Bendine, que deixou o BB para assumir a Petrobras

Ocorre que a cúpula da estatal não conseguiu até agora apurar o montante desfalcado. Duas consultorias contratadas pela ex-presidente Graça Foster apontaram uma perda de ativos no valor de R$ 88 bilhões. A conta, considerada irreal pelo governo, inclui desvios, gestão ineficiente de projetos e alterações relativas a variações do câmbio. 

O número foi divulgado, mas não foi incluído no balanço. O Planalto espera uma revisão dessa cifra. Agora, o desafio de Bendine é chegar a uma soma crível. 

Na semana passada, quando Dilma e Bendine conversaram sobre suas metas à frente da Petrobras, o ex-presidente do Banco do Brasil prometeu que um de seus primeiros atos à frente do cargo era procurar a Price para "medir a temperatura" da empresa, disseram assessores presidenciais. 

Enquanto se debruça sobre os indicadores da petroleira, o novo presidente também tenta garimpar nomes para o conselho de administração. A ideia é encontrar conselheiros com especializações em regulação, direito e contabilidade, além de representantes do setor privado. 

As sondagens só devem ser feitas a partir da semana que vem, quando o atual diretor financeiro, Ivan Monteiro, deve ter uma ideia melhor sobre o destino do balanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Olhar de Coruja deseja ao novo Presidente Jair Messias Bolsonaro tenha grande êxito no comando do nosso País.